Complexo de Saúde São João de Deus passa a oferecer procedimento de Endoscopia das vias biliares e Pâncreas

Publicado em: 30/04/2021 Atualizado em: 27/04/2021 Por: Matheus Tavares

Primeiro procedimento foi realizado no sábado, dia 24 de abril

Na constante busca por oferecer procedimentos inovadores, o Complexo de Saúde São João de Deus iniciou, no sábado, 24 de abril, a técnica de Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica – CPRE, ou seja, uma endoscopia das vias biliares e do Pâncreas. 

O procedimento é indicado para avaliação diagnóstica e tratamento das doenças que acometem os ductos de drenagem do fígado e do pâncreas. Através do exame, é possível confirmar alguns diagnósticos relacionados com o trato biliar ou pancreático, como cálculos e infecções na vesícula, vias biliares e pâncreas, pancreatite, tumores e estenoses nos canais biliares e pancreáticos.

A maior vantagem deste procedimento é que, além de permitir o diagnóstico, a CPRE também permite a realização de tratamentos, sem cirurgia, mesmo em situações de grande complexidade, como remoção de cálculos gigantes, biópsias de tumores, dilatação de estenoses e drenagens de fístulas e infecções com colocação de endopróteses. 

“Tivemos a oportunidade de fazer a primeira Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica do CSSJD para a remoção de cálculos da via biliar de um paciente. Foi um procedimento bem sucedido. Esperamos que a partir de agora consigamos fazer mais exames e tratamentos como esse”, afirma o Médico Endoscopista e Cirurgião, Dr. Jamerson Gonçalves Dias, responsável pela introdução da técnica na instituição.  

São essas e outras ações que reafirmam o compromisso do Complexo de Saúde São João de Deus em investir em técnicas modernas, para que junto ao nosso atendimento de excelência, possamos garantir uma assistência completa e segura, para que o paciente seja sempre o centro dos cuidados recebidos em nossa instituição!