Publicado em: 21/10/2021 Atualizado em: 04/03/2022 Por: Letícia Ferreira
Data é lembrada nesta quinta-feira, 21 de outubro
Todos os hospitais possuem patrimônios tecnológicos que valem milhões de reais e que estão totalmente dedicados para salvar nossas vidas. É através do conjunto funcional de todos os recursos que os talentos de médicos, anestesistas, cirurgiões e outros profissionais tão relevantes se combinam e geram o diferencial de serviços que o paciente e sua família tanto precisam em momentos marcantes e decisivos na sua existência humana.
Se um equipamento médico está indisponível, todo o conjunto não produz naquele momento. Então, para nós, é claro que todas as tecnologias precisam funcionar bem, em conjunto, o tempo todo, porque estão integradas ao ambiente onde o paciente está. Imagine, por exemplo, o cuidado necessário desde o suprimento de oxigênio até a aplicação via ventilador pulmonar do Centro de Terapia Intensiva.
São muitos os cuidados diários e, para tal, ousar e inovar são ações estratégicas da liderança hospitalar. Com investimento inteligente, a administração do Complexo de Saúde São João de Deus conta hoje com time diferenciado de Engenharia Clínica e hospitalar. Inclusive, o empenho foi reconhecido: recebeu o prêmio nacional Excelência da Saúde 2021 de destaque em Engenharia, concedido pela revista Healthcare Management, na 9° edição do Fórum Healthcare Business, ocorrido em Natal – Rio Grande do Norte.
Prêmio muito merecido por inovar e ousar! O time inovou ao contratar os serviços do consultor independente Alexandre Noronha Chacon, da empresa EngSolution, que trouxe consigo toda a expertise em boas práticas, traduzindo o empenho de todos em metas alcançadas via sistema de gestão inédito no mercado. E ousou: com mais de 380 leitos e mais de 2500 equipamentos médicos no parque de alta tecnologia, decidiu motivar o desenvolvimento de talentos internos numa estratégia de primarizar em grande parte o que outrora era serviço terceirizado.
Os resultados são exemplares e motivo de muito orgulho: só na engenharia clínica, com uma média de aproximadamente 100 leitos por técnico, o serviço interno já alcançou a meta de solucionar sozinho mais de 92% de todas as manutenções preventivas, corretivas, calibrações e análise de segurança elétrica, oferecendo assim pronto suporte às equipes assistenciais para a promoção da atenção com excelência ao paciente. O modelo primarizado também promoveu cerca de 75% de economia em contratos de assistência técnica só nos primeiros seis meses após a sua implantação, com expressiva taxa de aprovação entre os profissionais de medicina. Na infraestrutura, basta fazer uma visita para perceber como os prédios receberam obras relevantes: da recepção aos leitos, tudo funciona em harmonia para bem receber a todos.
É certo que o time de Engenharia não vai parar de evoluir e de se orgulhar de sua jornada, de seu valor para todos. Sua marca está eternizada em 21 de outubro de 2021, quando é comemorado o Dia Mundial da Engenharia Clínica, numa mensagem gravada em vídeo para inspirar as próximas gerações de profissionais em todos os hospitais do planeta, motivando-os a inovar e ousar [veja o vídeo completo clicando aqui].