Publicado em: 01/05/2025 Atualizado em: 01/05/2025 Por: Vítor Gabriel Rodrigues
O Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD) esteve presente na abertura oficial do Congresso Cirurgia Ano 2025, promovido pela Fundação de Pesquisa e Ensino em Cirurgia (FUPEC), realizado na noite desta quinta-feira, 1º de maio, na Faculdade Anhanguera,
O Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD) esteve presente na abertura oficial do Congresso Cirurgia Ano 2025, promovido pela Fundação de Pesquisa e Ensino em Cirurgia (FUPEC), realizado na noite desta quinta-feira, 1º de maio, na Faculdade Anhanguera, em Divinópolis. O evento reuniu autoridades da saúde de toda a região e contou com uma programação inicial voltada às formalidades do evento, além de uma homenagem à poetisa, Adélia Prado.
Durante a abertura, a Diretora Executiva - CEO do CSSJD, Elis Regina Guimarães, destacou a importância da participação do CSSJD no Congresso de Cirurgia 2025, bem como a realização deste evento, em Divinópolis.
“A saúde não é feita apenas de estrutura hospitalar, leitos ou equipamentos — ela é feita, sobretudo, por grandes profissionais. E um congresso como este, que já recebeu mais de 370 participantes, segundo fontes oficiais, representa uma formação profissional de altíssima qualidade. É disso que precisamos, porque o profissional qualificado realmente faz a diferença. O São João de Deus não pode deixar de apoiar iniciativas como essa. Sempre que houver eventos voltados à formação de profissionais da saúde, estaremos juntos. Hoje, além de apoiar o conhecimento técnico, viemos também apresentar inovação — especialmente na área da robótica e da inteligência artificial” destacou a diretora.
Programada para a manhã desta sexta-feira, dia 2, Elis Regina ministrará uma palestra como parte da programação do evento abordando o tema “Qual o custo-benefício da inovação tecnológica em saúde?”, compartilhando os avanços da instituição com foco em eficiência assistencial, segurança e tecnologia de ponta.
Também nessa sexta, um pouco depois, às 12h30, será apresentada uma palestra magna, com o tema: "Suíte Robótica Brainlab", apresentado pelo Renato Barroso, sócio da SNR Hospitalar, representante da BrainLab. Neste momento, serão apresentados todos os detalhes e benefícios da suíte robótica para os pacientes do CSSJD.
O Complexo de Saúde também marca presença no congresso com um stand exclusivo, onde está sendo exposto uma parte do equipamento de robótica que foi adquirido, o primeiro de Minas Gerais e o segundo do Brasil voltado para cirurgias de cérebro e coluna. “Estamos assumindo o compromisso de supervisionar, em nível nacional, uma formação voltada ao uso da inteligência artificial em cirurgias de coluna e de cérebro. Não poderíamos deixar de estar presentes em um evento como este, que sempre aconteceu em Belo Horizonte e, de forma inédita, está sendo realizado em Divinópolis, uma cidade do interior que demonstra grande capacidade de mobilização. Estamos muito orgulhosos de fazer parte deste momento”, completou Elis Regina.
A participação da instituição no congresso reforça sua posição como um dos mais avançados hospitais do país, reconhecido pela revista Newsweek entre os melhores do Brasil, e evidencia seu compromisso com a inovação e a excelência na assistência em saúde.