Complexo de Saúde São João de Deus implementa tecnologia DRG

Publicado em: 13/11/2018 Atualizado em: 14/11/2018 Por: Letícia Ferreira

Na oportunidade foi apresentada para todo o Corpo Clínico, bem como para muitos outros convidados, o novo modelo de gestão assistencial, que consiste em uma metodologia de governança clínica, que está sendo implantado no CSSJD.

O Complexo de Saúde São João de Deus - CSSD promoveu uma palestra ministrada pela médica Drª. Tânia Grillo Pedrosa no salão Olympia Recepções e Eventos sobre o Sistema de Grupo de Diagnósticos Relacionados - DRG. Na oportunidade foi apresentada para todo o Corpo Clínico, bem como para muitos outros convidados, o novo modelo de gestão assistencial, que consiste em uma metodologia de governança clínica, que está sendo implantado no CSSJD. O evento estendeu-se com a comemoração ao dia do Médico e, ao final, foi oferecido um coquetel para os convidados.

A Drª.Tânia Grillo, Sócia Diretora do IAG Saúde e Co-fundadora do DRG Brasil, explicou que o DRG nasceu para ser aplicado em pacientes hospitalares. “É uma metodologia que ajusta cada paciente em um grupo específico com o mesmo risco clínico, a mesma complexidade em consumo de recursos do hospital. Isso propicia que as organizações de saúde entendam onde estão os seus principais pontos de oportunidades de melhoria para tornar a assistência cada vez mais qualificada, mais segura e mais sustentável. Enfim, é um método para governança clinica”, contou.

A Superintendente do Complexo de Saúde São João de Deus, Srª. Elis Regina, em seu discurso cumprimentou o Corpo Clínico pelo dia do Médico, comemorado dia 18 de outubro e ressaltou a importância destes para o novo momento que o CSSJD viverá a partir da implantação da tecnologia.

Explicando um pouco mais sobre a metodologia, a Superintendente falou do significado do DRG para a região. “Nós sabemos que não basta uma grande gestão administrativa, é necessária também uma grande gestão assistencial. E essa gestão assistencial passa pelas diversas formas que o médico tem de atender o paciente. Nessa metodologia, o atendimento recebido por esse paciente, dentro do nosso hospital, é comparável com o atendimento de pacientes nos principais hospitais do país, como o Albert Einstein, Sírio Libanês e Moinhos de Vento. A assistência prestada pelo Complexo de Saúde São João de Deus, está em conformidade com a melhor assistência dada pelos melhores hospitais do país. É com muito orgulhoso que colocamos o Saúde São João de Deus na ponta dos melhores hospitais do país. Isso não tem preço para a população dessa região Oeste de Minas Gerais”, finalizou.

Estiveram também presentes e discursaram: Dr. Eduardo Gomes Mattar, Diretor Técnico do CSSJD; Sra. Arlene Caiafa, Consultora do IAG Saúde; Dr. Túlio Nogueira, Diretor Clínico do CSSJD e Gleison Dias, Assessor Clínico e líder do processo de implantação do DRG.

Como funciona

A metodologia DRG Brasil® categoriza e mede a complexidade e criticidade assistencial de cada paciente internado, a partir da análise dos seguintes dados: idade, sexo, diagnósticos principais e secundários, e procedimentos usando os códigos de saúde do Brasil (SUS, TUSS).

O sistema opera numa plataforma web, com informações em tempo real, qualificadas e transparentes, o que permite um trabalho integrado e colaborativo entre médicos, hospitais e operadores, públicos ou privados, garantindo uma medicina de alta qualidade.

O Grupo de Diagnósticos Relacionados foi criado para transformar o sistema de saúde brasileiro e a vida das pessoas, garantindo sustentabilidade às organizações de saúde através da qualidade assistencial, e ganhos econômicos, pelo controle do desperdício, para médicos, hospitais e operadores (SUS, Saúde Suplementar).

O DRG Brasil® foi desenvolvido por uma equipe brasileira composta, entre outros, por médicos PhD’s e estatísticos, pesquisadores do IAG Saúde, com amplo domínio da epidemiologia, modelamento matemático para desenvolvimento de modelos preditivos e gestão de sistemas de saúde, oriundos de diversas universidades brasileiras, trabalhando juntos há mais de 25 anos para qualificar o sistema de saúde do país.