Complexo de Saúde São João de Deus implementa Diretivas Antecipadas de Vontade por meio da equipe de Cuidados Paliativos

Publicado em: 03/11/2020 Por: Matheus Tavares

Técnica possibilita que pacientes manifestem preferências sobre cuidados que desejam receber quando não terão mais poder de decisão

O Complexo de Saúde São João de Deus implementou pela primeira vez as "Diretivas Antecipadas de Vontade". A técnica aplicada pela equipe de Cuidados Paliativos  denominada “Cartas na mesa”, simboliza um jogo que possibilita ao paciente conversar sobre os seus desejos para o final da vida. 

Durante o "jogo", o paciente em atendimento expressa suas preferências com relação aos cuidados que deseja receber quando não terá mais poder de decisão. No entanto, por se tratar de um tema delicado, tanto o profissional quanto paciente podem em algum momento encontrar dificuldades para abordar o assunto. Por isso, a técnica “Cartas na Mesa” é adotada, fazendo com que o paciente se sinta mais à vontade para falar sobre o tema.

Segundo a Resolução 1.995/2012 do Conselho Federal de Medicina (CFM), as "Diretivas Antecipadas de Vontade" (DAV) também  devem prevalecer sobre qualquer outro parecer não médico, inclusive sobre os desejos dos familiares e devem ser registradas em prontuário pelo médico após a comunicação do paciente.