Complexo de Saúde São João de Deus completa 52 anos e celebra a sua modernização e inovação com um futuro promissor

Publicado em: 31/05/2020 Atualizado em: 31/05/2020 Por: Rubens Souza

A pauta de hoje não é um procedimento raro ou a recuperação de um incrível caso. A notícia de hoje é a celebração dos 52 anos de história do maior patrimônio da região Centro-Oeste de Minas: o nosso Complexo de Saúde João de Deus. São 52 anos de conquistas, histórias e milhares de vidas salvas, que com toda certeza, merecem ser celebradas.
 
Inaugurado em 1º junho de 1968, dentro das atividades de comemoração dos 56 anos de Divinópolis, o Hospital São João de Deus foi planejado para atender a toda a região Centro-Oeste de Minas Gerais com os equipamentos mais modernos e sofisticados daquela época.
 
Desde a sua fundação, a sustentabilidade foi um dos maiores desafios da história deste hospital. Passados 46 anos de existência, o até então Hospital São João de Deus viveu a pior crise de sua história, sem perspectivas de melhoras de sua estrutura e atendimento, sem credibilidade por parte da comunidade, de seus colaboradores e do Corpo Clínico, que viam uma instituição em total declínio, com empréstimos bancários com alta taxa de juros, grande redução no seu número de atendimentos, clínicas/especialidades, cirurgias e também de pessoal, com demissões justificadas pela redução de serviços.
 
A INTERVENÇÃO ADMINISTRATIVA
 

Após intensos discursos e análises, o Ministério Público definiu pela contratação de uma empresa para proceder com a primeira intervenção consensual na unidade, em setembro de 2013, que tinha por principal objetivo manter abertas as portas do maior hospital da região assistencial do Centro-Oeste de Minas.
 
Passados três anos, com uma nova perspectiva desenhada para o São João de Deus, o Ministério Público sob coordenação do Promotor de Justiça e Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde, Dr. Gilmar de Assis, e com o apoio de diversos agentes públicos nomeou uma Comissão Interventora com representantes das esferas municipais, regionais, estaduais e federais que optaram pela contratação de uma nova gestão, para que pudesse promover o soerguimento da instituição.
 
Com a nova gestão, somada à equipe de profissionais capacitados, passados quase quatro anos, o cenário institucional mudou significativamente. O São João de Deus cresceu até nos momentos de desesperança. Estamos reformando, ampliando e melhorando muito os nossos serviços com o objetivo de servir cada vez melhor toda população da região. Estes são alguns dos resultados alcançados ao longo da gestão:
 
• A parceria com a União, Estado e Município, agora engajados no processo de soerguimento do hospital e aumento considerável da assistência nos 53 municípios da Região Ampliada de Saúde do Oeste de Minas Gerais;
 
• Ampliação do número de leitos hospitalares; 
 
• A abertura da Unidade de Urgência e Emergência – UUE (Sala Vermelha) e reforma do Pronto Atendimento e Ambulatório;
 
• Abertura de uma nova Maternidade para a Saúde Suplementar e reforma parcial da estrutura da Maternidade SUS;
 
• Revitalização do Bloco Cirúrgico;
 
• Inauguração da nova UTI NeoPediátrica;
 
• Inauguração da Unidade Interligada do Cartório de Registro Civil;
 
• Abertura de uma nova e moderna Clínica de Oncologia voltada à Saúde Suplementar;
 
• Abertura da Clínica de Consultórios no Centro de Divinópolis, facilitando assim ainda mais o acesso de toda a população aos nossos renomados Médicos;
 
• Reestabelecimento de parcerias e a credibilidade com os poderes legislativos, executivos e judiciários, corpo clínico, colaboradores, parceiros, fornecedores e sindicato patronal;
 
• Renovação do parque tecnológico com aquisição de novos equipamentos para ampliação e melhoria do atendimento e segurança do paciente;
 
• Reabertura de especialidades que estavam sem atendimento como é o caso da Pediatria;
 
• Pagamento em dia dos honorários médicos e dos colaboradores;
 
• Cumprimento das obrigações trabalhistas e impostos em geral;
 
• Reforma/melhoria na estrutura física hospitalar;
 
• Resgate da valorização profissional credibilidade junto à sociedade, colaboradores e Corpo Clínico; 
 
O ATUAL MOMENTO E AS PERSPECTIVAS
 
Além de todas as evoluções com a nova gestão, apesar do atual cenário de crise mundial com a chegada da COVID-19, o Complexo de Saúde São João de Deus se mantém atuante e preparado para receber todos os casos, por meio de parcerias com operadoras de saúde e município, contando sempre com o apoio de empresas e da comunidade, que tem contribuído cada vez mais com a nossa instituição.
 
Atualmente o nosso Complexo de Saúde possui diversos projetos a serem executados e em curso, que irão ampliar ainda mais os atendimentos, gerando mais receita financeira para que possamos cumprir com as reformas e melhorias que são necessárias. 
 
Recentemente entregamos as obras de reforma do hall do Bloco Cirúrgico e corredor de acesso ao prédio 2, estamos reformando diversos quartos e construindo, conforme determinação da Vigilância Sanitária, um novo e moderno refeitório e Serviço de Nutrição e Dietética para nossos colaboradores, criando mais locais para os Colaboradores fazerem suas refeições. Estão sendo instalados novos controladores de acesso nas principais portas de entrada da instituição e sendo criado um banco de leite humano. 
 
Realizaremos em breve melhorias na unidade de nefrologia, telhados e sistema elétrico do prédio 1 de nosso hospital. Faremos a aquisição de novos equipamentos, como por exemplo, um Tomógrafo e em parceria, reestabeleceremos o Serviço de Ressonância Magnética em nossas dependências. Construiremos, também em parceria uma nova entrada com a reforma de todo o nosso pátio principal. Para melhor atender Os pacientes, também vamos promover a ampliação de nosso Pronto Atendimento por meio da criação de nossa Clínica de Oftalmologia e de Ortopedia. 
 
Também investiremos ainda em nossos sistemas. Estamos em fase de implantação do MV Soul, que reúne um conjunto de soluções que facilitam o fluxo de dados entre os setores e integram todos os processos hospitalares e do sistema PaperLess que implementa soluções e sistemas para substituir o uso de papel, automatizando também 100% do nosso Bloco Cirúrgico.
 
Com o apoio da sociedade, por meio de doações e ajudas governamentais, estas e outras ações e projetos em execução, visam manter o Complexo de Saúde São João de Deus como uma instituição estratégica para o Ministério da Saúde, polivalente, de alta complexidade e de referência da urgência/emergência e essencial para os 53 municípios que compõe a região.
 
Que nos próximos dias deste novo tempo, possamos estar ainda mais unidos, seguindo na busca constante da resolutividade dos casos de média e alta complexidade, dispondo de uma equipe especializada que fomenta o cuidado holístico da pessoa assistida e com toda uma estrutura e atendimento diferenciado para mais de 1,2 milhão de habitantes da região que necessitam do Hospital!
 
Complexo de Saúde São João de Deus, o Complexo de Saúde da sua Confiança!