Complexo de Saúde realiza procedimento raro de Craniotomia em paciente acordado

Publicado em: 03/08/2019 Atualizado em: 08/08/2019 Por: Isadora Santana

Paciente tecladista tocou instrumento para a equipe do Centro Cirúrgico durante cirurgia. Este foi o primeiro procedimento realizado no Centro-Oeste de Minas.

A equipe de Neurocirurgia do Complexo de Saúde São João de Deus realizou nesta sexta-feira (2), um procedimento raro e pioneiro no Centro-Oeste de Minas: uma ressecção de um glioma cerebral com o paciente acordado. O procedimento mobilizou anestesiologistas e uma equipe de monitorização eletroneurofisiológica, que realiza todo o acompanhamento da sensibilidade da parte motora.

Há 06 anos, o paraminense Airton Alves Rodrigues de 55 anos, descobriu o câncer através de um exame de tomografia após apresentar dormência em um lado de seu corpo e ter seus movimentos afetados, período em que realizou uma biópsia e iniciou o primeiro tratamento. Anos depois, procurou o Dr. Thales Moraes, neurocirurgião do Complexo de Saúde e deu sequência em seu tratamento. “Nós operamos o paciente acerca de três anos, mas agora o tumor reativou em uma área de sensibilidade e estava comprometendo o desempenho da sua profissão. Por isso, resolvemos realizar esta cirurgia com o paciente acordado durante a ressecção. O procedimento iniciou com uma sedação mais profunda e depois acordamos o paciente para monitorizarmos todos os déficits”, explicou o neurocirurgião responsável pelo caso, Dr. Thales Moraes.

Com esta cirurgia, por meio dessa monitorização, foi possível identificar exatamente as áreas funcionais ao redor do tumor. Com isso foi possível ressecar cuidadosamente a lesão e preservar o máximo de fibras neuronais sadias. Dessa forma, a expectativa é que o paciente consiga resgatar a qualidade de vida e retornar às atividades cotidianas.

Ainda segundo Dr. Thales, a cirurgia foi um sucesso e o paciente colaborativo, tolerando toda a cirurgia e inclusive tocando seu teclado, sem precisar ser entubado. 

Com esta importante e rara cirurgia, o Complexo de Saúde São João de Deus se reafirma como uma instituição de alta complexidade, que leva conforto e gera confiança para todos os seus pacientes e familiares. Desta forma, seguimos constantemente na busca da excelência no cuidado, na medicina e na produção do conhecimento, se consolidando cada vez mais como um Complexo de Saúde moderno e inovador para todo o mercado de saúde de Minas Gerais.