Complexo de Saúde promove atividades no Dia Mundial do Rim

Publicado em: 11/03/2019 Atualizado em: 13/03/2019 Por: Cícera Galvão

As palestras são gratuitas e voltadas à comunidade em geral, aos representantes dos 54 municípios da Macrorregião Ampliada Oeste de Minas, acadêmicos e profissionais de saúde e os participantes terão ainda certificados de participação.

No dia 14 de março, a Unidade de Nefrologia do Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD), em parceria com a Universidade de São João Del-Rey (UFSJ), promovem atividades especiais voltadas à comunidade para marcar a passagem do Dia Mundial do Rim. A iniciativa está alinhada à campanha da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) para a data, que terá como tema “Saúde dos Rins para Todos”.

Pela manhã, a partir das 8 horas, profissionais do Complexo de Saúde e a Liga de Nefrologia da UFSJ estarão no estacionamento do hospital para prestarem esclarecimentos sobre prevenção de doenças renais, doação de órgãos, nutrição medições e farão aferição de pressão arterial.

As instituições também preparam um Simpósio com o tema principal da campanha deste ano, que terá início às 13 horas, no auditório da UFSJ Campus Centro Oeste Dona Lindu. Os objetivos destas atividades são de promover a acessibilidade à informação e reduzir o impacto da doença renal.

Confira os temas e palestrantes:

  • Epidemiologia da doença renal crônica e assistência na atenção primária da saúde, será ministrada pela Drª. Alba Otoni, Epidemiologista das Doenças Crônicas não Transmissíveis e Profª. Adjunta da UFSJ
  • Prevenção e doença renal, como e quando começar? O tema será exposto pela Drª. Jussara Soares Fontes de Souza, Nefropediatra do CSSJD.
  • Doença renal crônica e suas causas será o tema debatido pelo Dr. Eduardo Gomes Mattar, Nefrologista e Diretor Técnico do CSSJD.

As palestras são gratuitas e voltadas à comunidade em geral, aos representantes dos 54 municípios da Macrorregião Ampliada Oeste de Minas, acadêmicos e profissionais de saúde e os participantes terão ainda certificados de participação.

Sobre a Doença Renal Crônica

De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), a doença renal crônica (DRC) se caracteriza por lesão nos rins que se mantém por três meses ou mais, com diversas consequências, pois os rins têm muitas funções, dentre elas: regular a pressão, filtrar o sangue, eliminam as toxinas do corpo, controlar a quantidade de sal e água do organismo, produzir hormônios que evitam a anemia e as doenças ósseas, entre outras. Em geral, nos estágios iniciais, a DRC é silenciosa, ou seja, não apresenta sintomas ou eles são poucos e inespecíficos. Por causa disso, pode haver demora no diagnóstico e ele só acontecer quando o funcionamento dos rins já está bastante comprometido, necessitando para manutenção da vida do indivíduo, tratamento por meio da diálise ou transplante renal. Assim, são fundamentais a prevenção e o diagnóstico precoce da doença, que tem tratamento e que pode ser observada com a realização de exames de baixo custo, como o exame de urina e a dosagem de creatinina no sangue.

Unidade de Nefrologia do CSSJD

A Unidade de Nefrologia do Complexo de Saúde São João de Deus é porta de entrada de nossa região para as conquistas e avanços da ciência aplicada em nefrologia no mundo, nossa instituição orgulha-se em oferecer a tantos cidadãos o que há de  melhor nesta área, inclusive na formação de novos profissionais. A unidade disponibiliza de serviços tanto em procedimentos médicos, quanto em atividades de ensino, como o Programa de Especialização em Nefrologia que é reconhecido pela Sociedade Brasileira de Nefrologia.

Ainda dentro das atividades de ensino, a Nefrologia também possui o Programa de Residência Médica, que é credenciado pelo Ministério da Educação e Cultura.

Hoje, como no passado, o crescimento da Nefrologia do CSSJD acontece pela dedicação efetiva de nossos colaboradores, a autenticidade das parcerias que estabelecemos na comunidade e a confiança que lhe depositam médicos, pacientes e familiares.

Atualmente, a Unidade de Nefrologia do Complexo de Saúde São João de Deus atende 265 pacientes em hemodiálise e 34 pacientes em diálise peritoneal.