Com gesto nobre, doação feita por médico oncologista possibilita aquisição de novas máquinas de hemodiálise

Publicado em: 08/08/2018 Por: Isadora Santana

Equipamentos já foram adquiridos e entrarão em operação nos próximos dias

Visando colaborar com a crescente melhoria assistencial do Complexo de Saúde São João de Deus, mais especificamente com as melhorias da Unidade de Nefrologia, o coordenador do serviço de oncologia clínica, Dr. Roney Márcio Quirino doou recentemente a quantia de R$ 454.964,64.

O valor é referente a dois termos de confissões de dívidas que foram assinados entre a instituição e o profissional em setembro de 2015 e agosto de 2016, momento em que o antigo Hospital São João de Deus estava no auge de sua crise financeira e assumia naquele momento o débito com os a classe médica. “Quando a gestão passada saiu, existia muita dificuldade de efetuar os pagamentos e muitos profissionais ficaram sem receber seus salários, ou recebendo pouco. Assim, todos assinaram a confissão de dívida”, explicou Dr. Roney.

Passados quase dois anos, percebendo as evoluções administrativas e econômico-financeiras do agora Complexo de Saúde São João de Deus, Dr. Roney Quirino decidiu por abdicar de seu crédito encaminhando uma carta ao departamento jurídico da instituição. Oficializou assim, a doação de valores pendentes com a unidade. “Ao ver a atual potência administrativa, comandada pela Superintendente Geral, Elis Regina Guimarães, decidi devolver o documento ao Complexo e abrir mão da dívida que possuíam comigo. Hoje temos uma administração de muito respeito. Não me lembro de ver o hospital em mãos tão seguras. Elis é uma pessoa que veio com uma equipe competente e que são muito importantes para o funcionamento do hospital. Então, de uma forma ou de outra, me senti seguro e decidi que era a hora de se fazer isso”, explica o médico.

Dr. Roney Márcio Quirino atua na instituição há 20 anos e desenvolveu um carinho especial pelo Complexo de Saúde que, segundo ele, lhe deu a oportunidade de ser idealizador e co-fundador da Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas Gerais – ACCCOM. “A instituição me proporcionou atender aos pacientes com câncer, a cuidar da minha família com dignidade e garantiu que a ONG seguisse com seus planos e cumprisse perfeitamente a meta de mudar a história da oncologia no Oeste e Centro-Oeste de Minas”, agradece.

O valor doado pelo profissional ao Complexo já foi aplicado em melhorias para a Unidade de Nefrologia, atendendo ao pedido do próprio Dr. Roney.  Segundo ele, agora é hora de olhar também para outras áreas da saúde presentes no CSJD, motivo de ter escolhido o setor de hemodiálise para receber a melhoria. “A Elis me deu o privilégio de escolher a área para destino da minha doação e fiquei muito feliz em poder destiná-la à Nefrologia”.

Com a doação, a unidade adquiriu 6 máquinas de hemodiálise, investimento que beneficiará mais 36 pacientes em tratamento de insuficiência renal crônica. “Espero muito que outros profissionais possam ter um ponto de vista parecido e que sejam solidários com a atual gestão. Uma quantia a menos que pode ser investida na recuperação total de nossa instituição”, finaliza Dr. Roney Quirino.

O modelo das máquinas é conhecido como Nipro Diamax Full e oferece o mais alto nível de qualidade e segurança em hemodiálise para os pacientes e profissionais com uma interface simples e de fácil manuseio. Com os novos equipamentos os profissionais da Nefrologia terão ainda mais segurança e tecnologia, levando comodidade para aqueles que necessitam do tratamento.

O Complexo de Saúde São João de Deus bem como a Unidade de Nefrologia e seus pacientes agradecem o grande gesto de solidariedade. Ações como esta nos dão a garantia de seguir adiante com nossos projetos e fortifica nosso terceiro pilar de sustentabilidade que é a participação da sociedade.