Clínicas Médicas

Publicado em: 20/01/2017 Atualizado em: 20/01/2017 Por: Martielly Raissa

Especialidades normalizam atendimento após negociação e cumprimento de acordos.

Cirurgia geral, clínica médica e ortopedia retomaram as atividades após reuniões com nova administração. Em quatro meses de gestão, honorários médicos estão sendo pagos em dia. A expectativa é de melhoras contínuas por parte de membros do Corpo Clínico. Quatro meses de nova gestão e quatro pagamentos de honorários médicos cumpridos em dia.

Esse cenário somado ao bom relacionamento entre o corpo clínico e a direção do Hospital São João de Deus viabilizou a normalização dos atendimentos de três especialidades: cirurgia geral, clínica médica e ortopedia. Os trabalhos de negociações com os membros do corpo clínico iniciou-se no mês de outubro, quando em reuniões individuais a diretoria apresentou toda a situação econômico/financeira do hospital, a metodologia de trabalho da gestão nos primeiros meses e o desempenho de cada clínica pelo SUS e convênios. 

Questionada sobre os resultados dos encontros, a Superintendente Geral do HSJD, Elis Regina, disse estar surpreendida pela parceria dos médicos com o hospital, uma vez que mesmo tendo honorários atrasados antes do mês de setembro, eles decidiram por acreditar na instituição e continuar os atendimentos. ‘‘Para a nossa surpresa, grande parte do corpo clínico resolveu continuar trabalhando em parceria no hospital, mesmo tendo dívidas e estando com elas congeladas. Eles estão dispostos a acreditar no HSJD e é graças a essa credibilidade que nós estamos conseguindo dar continuidade ao hospital, porque sem a parceria do corpo clínico nós não teríamos razão para permanecer aqui, já que é o médico por sua vez é quem atende o nosso cliente’’.

Segundo o Diretor Técnico do HSJD, Dr. Eduardo Mattar, a iniciativa da direção em convidar o corpo clínico para uma negociação e propor um modelo de atendimento fez com que
um novo clima fosse instaurado entre os seus membros. ‘‘Nós estamos tentando manter o corpo clínico mais próximos da parte administrativa. Isso faz parte das diretrizes do hospital. Trazer o corpo clínico como parceiro para conseguirmos gerenciar bem o serviço final onde eles estão atendendo. Todas as negociações estão sendo feitas com o corpo clínico efetivamente, expondo quais são os nossos problemas o que precisa ser resolvido. Com essa parceria o hospital vem retomando a sua credibilidade e o seu crescimento’’.

Para o médico intensivista da UTI do Hospital São João de Deus, Dr. Marcone Lisboa (foto), o primeiro contato com a nova direção foi muito satisfatório. Naquele momento ele se sentiu parte da instituição, pois tomou conhecimento das metas de qualidade para o gerenciamento da UTI Adulto. ‘‘Tive ali uma sensação de confiança. Foi transmitido uma expectativa favorável diante do diagnóstico que foi dado da questão operacional, financeiro e do contexto hospitalar. Foi exposta uma avaliação mais aprofundada e com mais consciência da UTI em relação ao que já vimos em outros momentos do hospital’’, explica Marcone.

Dentro dos próximo dias, algumas clínicas que ainda não se reuniram com a direção serão convidadas para tomarem conhecimento das propostas do hospital.