Clínica de Oncologia São João de Deus promove palestra em parceria com Grupo Roche

Publicado em: 24/05/2019 Por: Ana Gabriella dos Santos

Esse foi o primeiro evento realizado pela Clínica de Oncologia São João de Deus e contou com a apresentação de médicos renomados.

A Clínica de Oncologia São João de Deus realizou nessa semana a palestra “Câncer de Pulmão – do Diagnóstico ao Tratamento”, no auditório do Complexo de Saúde São João de Deus – CSSJD. O evento foi resultado da parceria entre a Clínica de Oncologia e o Grupo Farmacêutico Roche e contou com a apresentação de médicos renomados como o Dr. Leonardo Brant Rodrigues - Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica e Membro da Diretoria da Sociedade Mineira de Pneumologia e Cirurgia Torácica e o Dr. Enaldo Melo de Lima – Coordenador Médico do Hospital Integrado do Câncer da Rede Mater Dei e Membro da Câmara Técnica de Cancerologia do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais. Além deles, também estiveram presentes a Dra. Luana Azevedo de Paula– Oncologista Clínica e o Dr. Lucas Fragoso Pires Lara Marques – Cirurgião Torácico, membros do Corpo Clínico Oncológico do CSSJD.

Esse foi o primeiro evento realizado pela Clínica de Oncologia São João de Deus. A Gerente de Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico – SADT, Paula Silva Maia, falou sobre o importante papel do CSSJD e da Clínica de Oncologia em promover eventos e da participação de palestrantes tão prestigiados quantos os que se apresentaram. “O objetivo da Clínica e do CSSJD é promover eventos científicos a fim de levar qualidade ao tratamento dos pacientes. Além disso, receber esses profissionais comprova que o Complexo de Saúde São João de Deus faz a diferença na saúde, principalmente na oncologia. Afinal de contas, eles são profissionais de referência nacional, respeitados onde quer que estejam. Ou seja, recebê-los é um diferencial para o CSSJD”, disse.

O câncer de pulmão foi o tema debatido durante o evento. Ao ser questionado sobre a importância dessa enfermidade, Dr. Enaldo Melo explicou sobre como ela tem afetado uma parcela considerável da população mundial e como a Imunoterapia tem ajudado a diminuir a alta taxa de mortalidade relacionada a essa doença. “Por ano, são aproximadamente dois milhões de novos casos de câncer de pulmão no mundo, enquanto no Brasil esse número chega a 30 mil. Além disso, na década passada, 87% das pessoas morriam no mesmo ano em que recebiam o diagnóstico. Porém, com a chegada da Imunoterapia o contexto mudou muito, pois com esse tratamento a taxa de sobrevivência aumentou de forma expressiva”, relatou.

Presente também no evento, o Dr. Leonardo Brant ressaltou a relevância de se ter uma equipe multidisciplinar no tratamento oncológico e como os procedimentos pelos quais os pacientes passarão, serão afetados por ela. “É importante falar do diagnóstico ao tratamento, porque você deve saber em qual paciente procurar a doença, mesmo sem sinais aparentes dela, até aquele que apresenta sintomas. Além de trabalhar para descobri-la na sua fase inicial, pois isso facilita muito o processo. Por isso, para que haja eficiência no tratamento dos pacientes é necessário um serviço muito bem organizado, com várias clínicas. É indispensável a presença de profissionais como cirurgiões, oncologistas, pneumologistas, radiologistas, dentre outros”, disse.

A palestra foi muito bem recebida pelo público que acompanhou a explanação dos quatro médicos. O objetivo do Complexo de Saúde São João de Deus é realizar mais eventos científicos como esse e assim continuar a investir no aprimoramento acadêmico de seus profissionais.