Cirurgião do CSSJD é destaque em evento nacional por técnica inovadora de Cirurgia Endovascular

Publicado em: 13/11/2021 Por: Letícia Ferreira

O responsável pelo procedimento, Dr. Ricardo Okawa, apresentou o método, que será sua tese de Doutorado

O Chefe da Clínica de Cirurgia Vascular, Dr. Ricardo Yukio Okawa, do Complexo de Saúde São João de Deus – CSSJD, foi destaque nacional na TecnoVasc Oeste, evento anual que reúne Cirurgiões Vasculares e Endovasculares das principais instituições do país para compartilhar os avanços científicos e técnicos nesta especialidade. 

Nos dias 1º e 02 de novembro, o Dr. Ricardo apresentou a Técnica de Hemostasia Endovascular com Balão Oclusor em Veia Cava Inferior (HEBOC) e explicou a conduta utilizada pela sua equipe para atender um paciente na instituição. “Me senti honrado em ser convidado para ministrar na mesa de Trauma Vascular sobre minha tese de doutorado. Esta técnica  permite a prevenção de sangramentos em cirurgias de grande porte utilizando material de Cirurgia Endovascular com balões complacentes que controlam hemorragias”, declarou.
 
O CSSJD parabeniza e agradece a toda equipe da Clínica de Cirurgia Vascular pela dedicação, em especial ao Dr. Ricardo Okawa, por buscar e compartilhar constantemente novos conhecimentos que otimiza ainda mais o atendimento oferecido aos nossos pacientes, levando o nome de nossa instituição para além de Minas Gerais e em todo o país!