Cirurgia de Alta Complexidade em Coloproctologia é realizada no CSSJD

Publicado em: 15/10/2020 Por: Matheus Tavares

Procedimento previne formas graves das doenças

O Complexo de Saúde São João de Deus – CSSJD realizou no dia 16 de setembro, uma Operação Endoscópica Transanal (TEO) de um tumor precoce no reto. O procedimento, que em Divinópolis é realizado somente no CSSJD, aconteceu pela quinta vez na instituição desde 2014, data da primeira cirurgia. Segundo os médicos Coloproctologistas que fizeram o procedimento, Dr. Fábio Henrique Oliveira e Dra. Fernanda Elias, a cirurgia traz uma série de benefícios para o paciente e reforça o papel de referência do CSSJD no Centro-Oeste mineiro. “Esse procedimento mostra que o hospital está na vanguarda dos tratamentos minimamente invasivos das doenças do reto e possibilita uma internação com tempo menor, uma recuperação mais rápida para o paciente, gerando menos custos para o hospital no ponto de vista de internação”, explicou Dr. Fábio.

 

Ainda de acordo com os especialistas, por se tratar de uma intervenção mais rápida, de aproximadamente 1h30min., o tempo de recuperação do paciente é menor em comparação com uma cirurgia convencional e diminui as chances de evolução para formas graves das doenças. “A recuperação é muito rápida com uma estimativa de alta em 24h, já que essa cirurgia não deixa cicatriz no abdômen do paciente. Ela possibilita o tratamento de lesões precoces ou até lesões maiores, que não saem pela colonoscopia. Foi muito legal fazer esse tipo de tratamento na instituição, já que esse paciente veio para fazer uma colonoscopia, descobriu essa lesão inicial e foi tratado de uma forma minimamente invasiva, evitando uma cirurgia radical e tratamentos como a radioterapia e quimioterapia. Se ele deixasse passar, com certeza isso evoluiria para uma lesão mais avançada para esse tipo de tratamento”, acrescentou Dra. Fernanda Elias.

 

O Complexo de Saúde São João de Deus parabeniza toda a equipe envolvida no procedimento, que assegura a nossa instituição na vanguarda da medicina na área da Coloproctologia, com profissionais que são referência no Centro-Oeste de Minas Gerais.