Cinquentenário

Publicado em: 29/06/2016 Atualizado em: 29/06/2016 Por: Martielly Raissa

Festividades celebram os cinqüenta anos da Escola de Enfermagem.

Para celebrar com seus alunos, ex-alunos e profissionais os 50 anos da instituição, a Escola de Enfermagem São João de Deus montou uma comissão responsável por organizar quatro eventos. Para dar início às atividades, uma missa solene foi realizada no dia 30 de maio, na capela do Hospital São João de Deus. Ministrada pelo Pe. Casimiro da Silva Ferreira, Irmão da Ordem Hospitaleira de São João de Deus, a celebração contou com vários depoimentos de ex-profissionais da Escola de Enfermagem, além claro, do relato do próprio Pe. Casimiro, que vivenciou grande parte da história da instituição. Para ele, a Ordem Hospitaleira cumpriu bem a sua missão, na medida em que se preocupou não só em abrir um hospital, mas também em preparar pessoas responsáveis e capacitadas para tender o doente. “A Ordem se sente orgulhosa de prestigiar hoje os 50 anos da escola, porque o fundador do hospital São João de Deus, o Irmão Diamantino, foi o mesmo fundador da escola. Uma mesma pessoa que se preocupou com as duas partes. Era um homem profundamente humanizado. Eu convivi por vários anos com ele e foi ele, Irmão Diamantino, que me trouxe para o Brasil. Devo-lhe muitos favores pessoais”, agradece o Capelão do hospital.

Ele ainda explica que a Escola de Enfermagem é fundamental para o funcionamento do HSJD já que é o grande responsável por formar os profissionais que atuam aqui. “A escola faz parte do hospital. Não é um apêndice, não é algo ao lado. Ela está dentro do hospital. É tão necessário assim como uma cozinha, um laboratório, as oficinas de manutenção. Sem a escola arriscamos tratar mal os doentes, e esse risco nós não corremos. Nós temos mão de obra especializada feita por nós, trabalhada por nós. Então não corremos o risco de tratar mal o paciente”, finaliza.

Dando sequência às comemorações, no mesmo dia foi realizado o descimento da placa que celebra o jubileu de ouro da Escola de Enfermagem. Para este momento mais de 100 pessoas entre alunos, funcionários e autoridades se reuniram para acompanhar a cerimônia que encerrou com os parabéns para a escola. Uma das pessoas que presenciaram este momento foi Aline Carrilho Menezes, professora da Escola de Enfermagem há 11 anos.

Durante o evento ela revelou estar muito feliz por ter crescido e feito parte da história da instituição. “Quando eu comecei como professora eu tinha 21 anos de idade. Hoje com quase 32 posso dizer que a escola foi a responsável por toda minha mudança não só como profissional, mas como pessoa. Então ser mestre e poder atuar dentro da escola é algo extremamente importante, porque eu sei da contribuição que nós temos para a nossa cidade de forma geral, formando cidadãos de bem. Então pra mim isso não tem preço. Sou muito feliz em fazer parte desta equipe”.

Já no dia 02 de junho, foi realizada no Teatro Usina do Gravatá, a grande cerimônia de comemoração dos 50 anos da Escola. Durante o evento, destinado principalmente aos funcionários e autoridades municipais e estaduais, foi exibido o vídeo documentário da Escola de Enfermagem. Na oportunidade, ex-profissionais e alunos da Escola de Enfermagem foram homenageados por fazerem parte da história da instituição. Um dos agraciados com a condecoração foi Cícero Cordeiro, ex-aluno formado em 1977. Representando todas aquelas pessoas que estudaram na Escola de Enfermagem, Cícero recebeu o prêmio e agradeceu todo o reconhecimento recebido nos anos em que atuou na área da saúde. “Durante todo o tempo na enfermagem eu fui homenageado no Hospital São João de Deus, com participação, solidariedade e carinho de todos, seja da escola ou do hospital. Esse é um grande presente para mim e que hoje culmina nessa singela homenagem, uma coroação da minha trajetória no hospital e no mundo da enfermagem e da saúde”, agradece.

BOX - RELAÇÃO DOS HOMENAGEADOS
Dr. José Raimundo Evangelista – Irmão da Ordem Hospitaleira e ex-diretor
Izabel Gontijo Maia – ex-aluna e ex-funcionária
Cícero Cordeiro – ex-aluno e ex-professor
Ronaldo Francisco Ferreira – funcionário mais antigo
Heloísa Dias – professora mais antiga

Importante no desenvolvimento da cidade de Divinópolis, a Escola de Enfermagem movimentou o cenário da saúde naquela época, e até nos dias de hoje, recebe o reconhecimento de autoridades municipais. Kênia Silveira Carvalho é secretária municipal de saúde e afirma que o ensino aplicado pela instituição é de extrema importância para toda a região principalmente pela formação, quantidade e qualidade dos profissionais. “Percebemos que a Escola forma profissionais com uma base voltada para humanização, para o acolhimento consciente do usuário, pela valorização do sujeito e isso hoje é um resgate extremamente importante. Existem muitas instituições que formam uma massa muito grande de alunos, mas que não está necessariamente preocupada com essa variável da humanização, da valorização das pessoas. Vemos também a Escola como uma instituição que valoriza muito as pessoas, os profissionais mais antigos e os seus professores. Eles valorizam a própria escola, e isso é muito importante. Vejo que o município de Divinópolis tem que ter uma gratidão muito grande à escola em função dos valorosos profissionais que são formados lá e que prestam até hoje assistência nas unidades hospitalares daqui e da região”.

Bom para o município, melhor ainda para o Hospital São João de Deus que molda o aluno conforme sua necessidade com vistas ao trabalho humanizado. Sueli Fonseca, gerente de gestão de pessoas, explica que o ensino da Escola de Enfermagem auxilia no recrutamento de profissionais para atuarem no HSJD e garante a qualidade do serviço prestado pela instituição. “O nosso mercado hoje é muito carente de profissionais técnicos de enfermagem de bom nível, com uma qualificação como é o da nossa escola. Rapidinho eles já são nossos escalistas e estagiários. A partir daí nós já os contratamos. Então ela é uma fornecedora de mão de obra qualificada e supre uma necessidade que nós temos e uma escassez que existe no mercado hoje. Então é de suma importância esse trabalho de ensino para nós do Hospital São João de Deus”, comemora.

Para fechar com chave de ouro as comemorações do cinqüentenário da Escola de Enfermagem, vários profissionais que atuam no Hospital São João de Deus foram homenageados durante um evento realizado no dia 03 de junho, no auditório do HSJD. Além da entrega dos certificados em reconhecimento aos trabalhos prestados, os colaboradores do Hospital São João de Deus assistiram ao vídeo documentário de 50 anos da escola e a apresentação de um momento artístico com o aluno Ederson Monteiro, do 2º período do curso técnico de enfermagem.    

 

Clique aqui, saiba mais sobre as festividades dos 50 anos da escola e confira as fotos das comemorações.

Clique aqui e saiba mais sobre a história da Escola de Enfermagem São João de Deus.