Publicado em: 17/10/2024 Atualizado em: 13/11/2024 Por: Michele Oliveira
No dia 14 de outubro, a Diretora Executiva CEO do CSSJD, Elis Regina Guimarães, participou de uma entrevista no Jornal Agora com o tema “Outubro Rosa: a informação é a melhor prevenção”
No dia 14 de outubro, a Diretora Executiva CEO do Complexo de Saúde São João de Deus - CSSJD, Elis Regina Guimarães, participou de uma entrevista no Jornal Agora com o tema “Outubro Rosa: a informação é a melhor prevenção”. A campanha realizada neste mês, além de apoiar as mulheres que enfrentam o câncer de mama e sensibilizar a sociedade para as dificuldades enfrentadas por elas, busca educar as pessoas sobre os sinais, sintomas da doença e incentivar a prevenção e diagnóstico precoce.
A conscientização gerada pela Campanha é vital para a promoção da saúde feminina, prevenção e redução das taxas de mortalidade pelo câncer de mama, através de diagnósticos mais rápidos e intervenções mais eficazes. Nesse sentido, a entrevista, que está disponível no canal do YouTube do Jornal Agora, abordou assuntos como a ampliação do Hospital do Câncer, as especialidades da doença tratadas pelo CSSJD, a parceria entre o Complexo de Saúde e a Acom - Associação de Combate ao Câncer do Centro Oeste de Minas, e a importância da prevenção, tratamento e diagnóstico precoce.
A Diretora Executiva CEO do CSSJD, Elis Regina Guimarães, falou, ao longo da entrevista, sobre a atuação expressiva do Complexo de Saúde no tratamento de referência de doenças como o câncer de mama. “São cerca de 74 mil casos por ano no Brasil, e o São João trata, em média, 6.100 por ano, ou seja, nós tratamos cerca de 8,6% dos casos de câncer de mama do país”. Além disso, ela também explicou que a doença tem uma taxa de cura em torno de 95% quando detectado precocemente e tratado de forma adequada, ressaltando a importância da prevenção. “Acho importantíssimo termos o mês de outubro como destaque para falar do câncer de mama, porque realmente mobiliza toda a sociedade, mas também precisamos lembrar as mulheres de que o exame deve ser realizado em outras épocas do ano. Sair do consultório com a próxima consulta agendada e criar lembretes para manter uma rotina de cuidado também é importante, porque assim não sobrecarrega o sistema, realizando exames apenas em outubro, além de ser uma atitude que pode salvar a sua vida”, acrescentou.
Para o Diretor Presidente do CSSJD, André Waller, o papel da instituição e das pessoas que a compõem, vai além de oferecer diagnóstico e tratamento, é preciso informar e sensibilizar as pessoas para que elas possam se prevenir e, quando necessário, agir com rapidez e eficiência. “A conscientização leva ao diagnóstico precoce, que é o maior aliado na luta contra o câncer de mama, por isso, ao dar luz ao tema, falando sobre os fatores de risco e a importância de realizar exames regulares, por exemplo, as mulheres são encorajadas a terem esse autocuidado”, disse.
Ao participar de ações que promovem conhecimento para a sociedade, a Diretoria, e consequentemente o CSSJD, reforçam a visão da instituição de “consolidar-se como um dos melhores complexos de saúde filantrópicos do Brasil em governança assistencial e experiência do cliente, promovendo conhecimento, inovação e excelência em processos”.
Assista a entrevista completa abaixo.