Centro-Oeste Mineiro passa a contar com Radioterapia Pediátrica

Publicado em: 26/11/2021 Por: Letícia Ferreira

Primeira paciente a realizar o procedimento recebeu alta nesta sexta-feira (26)

O mês de novembro estará marcado na história do Complexo de Saúde São João de Deus – CSSJD com o início das sessões de Radioterapia Pediátrica no CSSJD. Referência oncológica na região Centro-Oeste de Minas, a ampliação da ala oncopediátrica é um ganho para esses pacientes que não precisam mais se deslocar até os grandes centros para receber o tratamento radioterapêutico. 

A primeira paciente a passar por este procedimento foi a Sophia, de dois anos, que realizou 10 sessões e finalizou a última nesta sexta-feira, 26 de novembro, para tratar um neuroblastoma (tumor da glândula adrenal) com metástase na calota craniana. “Desde o início do tratamento quando chegamos aqui, os profissionais nos acolheram com muito amor e carinho. E isso tem feito a diferença para todos nós, além de saber que ela foi a primeira a usar um aparelho que será responsável pela cura de tantas crianças”, destacou a mãe da paciente. 

A ampliação dos atendimentos oncopediátricos é um grande sonho do CSSJD que se torna cada vez mais real com os esforços da instituição em parceria com a Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas - ACCCOM, como enfatiza o médico Radio-Oncologista do Complexo de Saúde, Dr. Jonathas Torraca. “Dar inicio a mais este importante serviço, só foi possível graças ao apoio da ACCCOM que doou um carrinho de anestesia para uso exclusivo dos pacientes da Radioterapia para garantir a acurácia do tratamento e a segurança e o conforto dos pacientes”.

Para a Diretora Presidente do CSSJD, Elis Regina Guimarães, a ampliação dos serviços da Ala de Oncologia Pediátrica representa um grande avanço para a medicina região. “A parceria do São João de Deus com a ACCCOM para a ampliação do Hospital do Câncer tem desenvolvido um grande trabalho de acolhimento e de infraestrutura para estas crianças que antes necessitavam se deslocar até Belo Horizonte e agora podem realizar o tratamento oncológico completo em nossa instituição com toda qualidade, segurança e com profissionais altamente capacitados. Sem dúvida é um enorme ganho assistencial do qual nós temos o orgulho de fazer parte. Aqui, continuaremos a salvar centenas de pequenas vidas”, disse.