Centro-Oeste Mineiro passa a contar com equipe multidisciplinar de Cuidados Paliativos

Publicado em: 28/09/2020 Atualizado em: 27/10/2021 Por: Letícia Ferreira

Para ampliar este atendimento que era restrito aos pacientes oncológicos, foi criada a Comissão de Cuidados Paliativos

Mais do que oferecer aos seus clientes um atendimento de ponta, com os mais modernos equipamentos e procedimentos cirúrgicos, o Complexo de Saúde São João de Deus visa proporcionar todo apoio necessário para enfrentar o tratamento de uma grave doença ou algum tratamento que gera sofrimento. E para fortalecer este importante serviço, foi formada a Comissão de Cuidados Paliativos do CSSJD, que iniciou seus trabalhos neste mês de setembro.

O sonho do Enfermeiro e Doutor em Cuidados Paliativos, Dr. Alexandre Ernesto Silva que atua diretamente na assistência aos pacientes oncológicos internados na instituição por meio de um projeto de extensão da Universidade Federal de São João del Rei, de estender este importante atendimento, faz toda a diferença para a qualidade de vida daqueles que enfrentam uma enfermidade. Para todos os demais clientes, esse sonho começou a se tornar realidade, após a causa ser abraçada pela atual gestora do Complexo, Elis Regina Guimarães. "Mais uma vez, o São João de Deus sai a frente ao elaborar este projeto que transformará a vida dos pacientes, seus familiares e toda a equipe que o assiste, garantindo não só o apoio emocional, mas principalmente aliviando os sintomas que lhe tiram a oportunidade de aproveitar cada instante", salientou.

Drª Nayara Gonçalves, Médica Geriatra e Paliativista, também membro da equipe de Cuidados Paliativos explica que o objetivo de proporcionar aos clientes este serviço é tornar o processo de tratamento mais fácil para o paciente e sua família que está lado a lado durante o tratamento. "A nossa abordagem permite planejar e estruturar o cuidado do paciente como um todo e em conjunto com sua equipe assistente. Para isso é importante que os Cuidados Paliativos sejam incorporados o quanto antes, desde o diagnóstico de uma doença ameaçadora da vida, independente da evolução do quadro, tornando esta jornada menos árdua".

Além do Dr. Alexandre Ernesto e Drª Nayara Gonçalves, ainda fazem parte da equipe de Cuidados Paliativos no CSSJD, a Médica Intensivista e Paliativista, Drª. Tatiana Moreira e a Enfermeira Paliativista, Carolina Elói Miranda. 

Na vanguarda da medicina moderna e em sua constante busca por se tornar uma referência no cuidado aos pacientes, a reestruturação deste importante serviço, vem cumprir a missão do CSSJD de "ser um Complexo de Saúde excelente no cuidado, na medicina e na produção do conhecimento, essencialmente humano e caloroso, garantindo a sustentabilidade econômica e financeira."