Campeão de Atletismo trabalha há 18 anos no Complexo de Saúde São João de Deus

Publicado em: 15/08/2018 Atualizado em: 15/08/2018 Por: Cicera Galvao

Dilermano no podium do Campeonato Brasileiro de Mountain Bike

Dilermando de Fátima Melo já participou de vários campeonatos pelo Brasil e conquistou diversos prêmios

Natural de Santo Antônio do Monte/MG, o auxiliar de manutenção da Engenharia Predial do Complexo de Saúde São João de Deus, Dilermando de Fátima Melo, trabalha há 18 anos na instituição. Nas horas vagas, Dilermando costuma praticar esportes. Ele conta que foi um amigo de sua cidade, o Sr. Antônio de Melo que o convidou a praticar exercícios e hoje ele incentiva o filho Wender Melo de 25 anos a fazer o mesmo. Entre as modalidades preferidas do atleta, destacam-se a corrida e o ciclismo. O esporte faz parte de sua vida há 35 anos e, embora esteja com 61 anos de idade, o atleta não pensa em se aposentar do esporte que virou seu hobby.

 

O maratonista fez parte da equipe de Atletismo do Cruzeiro Esporte Clube de Belo Horizonte/MG nos anos de 1984/85. Orgulhosamente, o colaborador conta que já ganhou mais de 1.500 medalhas. Atualmente, faz duatlo, motobike e ciclismo de estrada. Dilermando conta que, para manter as atividades, costuma ir e voltar do trabalho pedalando, o que leva em torno de 10 minutos cada trajeto. Também faz academia uma vez na semana; corrida de rua, duas vezes na semana com uma hora de duração cada; e Mountai Bike, duas horas diariamente. O treino maior fica para o final de semana, quando ele dedica de três a quatro horas para a prática esportiva.

 

Dilermando destaca alguns campeonatos em que participou e recebeu prêmios:

 

  • Campeonato Brasileiro: 6 títulos em 1º lugar;

  • Campeonato Mineiro: 5 títulos em 1º lugar;

  • Campeonato Panamericano: vice campeão;

  • Campeonato Mundial em Balneário CamboriúSanta Catarina/ SC: medalha de bronze.

O maratonista revela que participa de competições em todo o Brasil, mas nunca concorreu no exterior. “Em breve, em 25 de agosto, participarei da Copa Internacional de Mountain Bike em São Paulo, evento no qual já recebi 9 títulos em 1º lugar. Esta Copa possui 4 etapas e pretendo manter a liderança. Também já participei da Corrida de São Silvestre por 10 edições seguidas”.

 

O atleta aconselha a dar início à prática de esporte o mais jovem possível e garante que não tem idade máxima permitida. Para ele, o atletismo é um privilégio. “Enquanto eu me sentir bem e estiver em boas condições, manterei o rítimo de exercícios”, declara. O atleta ainda revela que, nesses campeonatos são exigidos exames para avaliação física e possuem equipe médica para auxiliar em intercorrências. “A alimentação é particular de cada um, portanto, me cuido: não faço uso de bebida alcoólica, não fumo e evito gordura. Mantenho uma alimentação saudável a base de frutas e verduras. Durmo cedo e uso suplementos alimentares, ingerindo sempre muito líquido”.

 

O colaborador conta que já foi patrocinado pelo Plano São João de Deus Saúde por 8 anos consecutivos. Atualmente, ele admite que recebe pouca ajuda financeira ou mesmo incentivo de apoiadores para custeio das viagens e despesas pessoais. O atleta participa em média de 20 competições por ano e, inclusive recebeu algumas homenagens, dentre elas: como melhor atleta do ano no Estrela do Oeste Clube; na Câmara Municipal dos Vereadores de Divinópolis e no próprio Complexo de Saúde por representar o hospital no esporte.