Campanha Prevenção de Doenças Cardiovasculares

Publicado em: 25/08/2016 Por: Martielly Raissa

Profissionais e acadêmicos de medicina realizam campanha no próximo sábado, dia 27 de agosto, de 11 às 17 horas, no primeiro piso do Pátio Shopping Divinópolis

A Sociedade Mineira de Cardiologia (SMC) em parceria com a Liga Acadêmica de Cardiologia (LACordes), Liga de Acadêmicos de Clinica Médica da UFSJ-CCO (Laclim/CCO) e Clínica Médica do Hospital São João de Deus, realizarão no próximo sábado, dia 27 de agosto, de 11 às 17 horas, no primeiro piso do Pátio Shopping Divinópolis, a Campanha de Prevenção de Doenças Cardiovasculares. 

Este será mais um evento da Sociedade Mineira de Cardiologia, que vai acontecer em diversas regionais do estado de Minas Gerais. Cidades como Belo Horizonte, Juiz de Fora, Barbacena, Teófilo Otoni e Montes Claros, também realizarão o evento. Em Divinópolis, a Campanha de Prevenção de Doenças Cardiovasculares está sob coordenação do médico cardiologista, Dr. Daniel Soares Sousa, membro da Sociedade Mineira de Cardiologia. De acordo com ele, durante a campanha serão realizadas diversas ações, incluindo técnicas de como reconhecer uma parada cardíaca, atendimento de primeiros socorros, manobras para realizar uma massagem cardíaca (ressuscitação cardiopulmonar). O evento terá também a participação dos profissionais do Corpo de Bombeiros. “Essa etapa de ressuscitação será promovida pela Liga Acadêmica da Universidade Federal de São João Del Rey (Laclim/CCO). Como havia o evento da Liga Acadêmica no mesmo dia e local, resolvemos unir forças e fechar uma parceria para a realização das duas campanhas em conjunto”, explica.

Além do workshop onde as pessoas vão aprender a fazer a massagem cardíaca também será oferecido aos participantes: aferição de pressão arterial, entrega de cartilhas com informações de como tratar a hipertensão, evitar o tabagismo e etilismo, ter hábitos de vida mais saudáveis, além do esclarecimento de outras dúvidas.
Para a realização do evento, os organizadores ainda contam com a supervisão do Dr. Rufino Freitas, docente da UFSJ-CCO, parceria da Associação Médica de Divinópolis e Shopping Pátio Divinópolis e patrocínio da Unimed.

Doenças Cardiovasculares
As doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no Brasil e no mundo e a grande maioria delas, quando ocorrem podem ser fatais nas primeiras horas do aparecimento dos sintomas. Dr. Daniel explica que a melhor forma de evitar estas doenças é prevenir, principalmente adotando um estilo de vida mais saudável. “O infarto e o AVE – Acidente Vascular Encefálico podem ser prevenidos tratando a hipertensão e a diabetes que são todos fatores de riscos para acontecer essas doenças. Além disso, ter uma alimentação controlada diminuindo vícios como etilismo, tabagismo, e a ingestão de comidas gordurosas são essenciais. São hábitos de vida mais saudáveis que vão prevenir doenças como hipertensão, diabetes e evitar o infarto e o AVC – Acidente Vascular Cerebral”.

Para mais informações sobre a campanha, entre em contato com a Assessoria de Comunicação do HSJD, pelo telefone (37) 3229 7409.