Publicado em: 01/04/2025 Atualizado em: 02/04/2025 Por: Vítor Gabriel Rodrigues
Dr. Neto Pereira à direita, ao lado do Coronel Marcelo Carlos da Silva e de representantes da UFU.
O evento é organizado pela Ação Solidária às Pessoas com Câncer (ASPEC) e tem como objetivo promover conhecimento, compartilhar experiências e fortalecer a luta contra o câncer
No último dia 25, o Complexo de Saúde São João de Deus esteve representado no III Fórum de Discussão e Enfrentamento do Câncer no Estado de Minas Gerais, o Conecta Minas, pelo oncologista Dr. Claudemiro Pereira Neto. O evento é organizado pela Ação Solidária às Pessoas com Câncer (ASPEC) e ocorreu no Teatro Feluma, localizado no Centro de Belo Horizonte.
Contando com a presença de autoridades, profissionais da saúde e representantes de instituições voltadas ao atendimento oncológico, o evento acontece anualmente, desde 2023, e tem como objetivo promover conhecimento, compartilhar experiências e fortalecer a luta contra o câncer.
Segundo uma pesquisa divulgada pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) há cerca de três anos, estima-se 704 mil novos casos anualmente, até 2025. Tendo em vista este cenário, o Dr. Neto Pereira participou da Mesa 2, com o tema “Cenários e perspectivas da Rede de Oncologia das Micros e Macrorregiões de Saúde de Minas Gerais”.
O debate teve como foco a Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC), instituída pela Lei nº 14.758/2023 e em vigor desde 20 de julho de 2024, onde foi apresentado dados do atendimento ao câncer no Centro-Oeste Mineiro e como os serviços da região estão alinhados com a nova política. Para o Dr. Neto, o fortalecimento do diagnóstico precoce é a chave para uma maior eficiência no enfrentamento. “A nova Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer representa um avanço necessário na forma como o Brasil organiza o cuidado oncológico. Ela nos aponta um caminho claro: fortalecer a detecção precoce, integrar os níveis de atenção e tomar decisões baseadas em evidências. No CSSJD, já estamos trilhando esse caminho. Utilizamos dados reais do nosso serviço e da nossa região para ajustar fluxos, identificar gargalos e propor soluções concretas. É assim que temos conseguido ser mais resolutivos, mesmo diante dos desafios’’, afirmou.
Por fim, Dr. Neto enfatiza que o investimento nos futuros oncologistas é imprescindível para a evolução do tratamento. ‘’Além disso, investimos na formação de novos especialistas por meio do nosso programa de residência médica, porque acreditamos que cuidar do futuro também é preparar quem vai seguir esse trabalho. Até 2030, o câncer será a maior causa de óbito no mundo, ultrapassando as causas cardiovasculares. O câncer exige ação inteligente, sensível e coordenada — e é isso que estamos fazendo, todos os dias’’, concluiu.
O Diretor Presidente do Complexo de Saúde São João de Deus, André Waller, comentou sobre a importância de participar de debates, como o protagonizado pelo evento, para sempre estar alinhado com as melhores formas de tratar a doença. ‘’Eventos como esse são essenciais para que possamos continuar oferecendo um atendimento de excelência aos nossos pacientes. O câncer é uma doença complexa, e seu enfrentamento exige um esforço conjunto, tanto da medicina quanto da sociedade. Ao estar presente no Fórum de Discussão e Enfrentamento ao Câncer, temos a oportunidade de compartilhar experiências, aprender com especialistas e nos atualizar sobre novas tecnologias, terapias inovadoras e protocolos mais eficientes’’, acentuou.
A participação de profissionais do CSSJD no III Fórum de Discussão e Enfrentamento do Câncer reforça o papel ativo do Complexo no cenário oncológico estadual e o seu compromisso com a melhoria contínua da assistência à saúde, representando o seu compromisso em levar uma experiência segura e humanizada ao cliente.