A Arte de Criar

Publicado em: 09/12/2015 Atualizado em: 07/01/2016 Por: Martielly Raissa

Primeira Feira de Artesanato HSJD.

Entrar na unidade nefrológica do HSJD é praticamente adentrar em uma galeria recheada com obras artísticas. Mas isso só foi possível graças aos pacientes da nefrologia do Hospital São João de Deus, que participam entre os dias 9 e 10 da primeira feira de artesanato do HSJD, “Arte de Criar”. A iniciativa, desenvolvida pelos colaboradores do setor de nefrologia e do projeto NefroMais, proporciona aos pacientes a oportunidade de divulgarem os trabalhos artísticos e também vendê-los.

Quem aproveitou o dia para expor suas artes em madeira foi o Geraldo Eustáquio de Oliveira. Em tratamento no HSJD há cerca de três anos, ele conta que a arte tem o poder de transformar. “Eu saio aqui do Hospital, chego em casa, começo a trabalhar e vou até à noite. Tem seis meses que eu estou desenvolvendo essas peças e esse trabalho é uma terapia, é muito bom”, disse.

Já outra paciente, Maria Deusdélia Campos faz tratamento no HSJD há 19 anos. Para Maria, uma maneira de esquecer a doença. “Enquanto eu corto meus retalhos, eu enterto com aquilo ali. Tem dia que eu sento no sofá, fico a tarde inteirinha e vou separando por cores, depois eu pego e costuro na máquina. É uma luta que Deus dá forças todos dos dias. Se a gente fica muito a toa pensando em doença, fica tudo mais difícil e eu encontrei na fabricação dos tapetes uma alegria só”.

Um momento de descontração, um instante para analisar a vida sobre outro viés. É isso que o projeto “A Arte de Criar” busca transmitir aos colaboradores e pacientes do Hospital São João de Deus.  “É uma distração para eles, a maioria tem como distração. O paciente ainda tem uma importância, que a vida não se resume só no tratamento. Ele tem capacidade de criar, de ter uma vida normal. É uma maneira de aliviar, de tirar a tensão do tratamento e os pacientes também podem vender suas peças artísticas”, revelou uma das organizadoras do projeto, a Assistente Social Melyna de Cássia Lara Gomes.