Arraiá Nefronina

Publicado em: 05/07/2016 Atualizado em: 05/07/2016 Por: Martielly Raissa

Unidade de Nefrologia realiza 6º Arraiá Nefronina para seus pacientes.

Promover a socialização entre pacientes que passam por um tratamento crônico e permanente, este é o principal objetivo que levou os colaboradores da Unidade de Nefrologia do Hospital São João de Deus a decidirem pela realização de mais um “Arraiá Nefronina”, na manhã dos dias 04 e 05 de julho.

Pelo sexto ano consecutivo, a confraternização que já faz parte do calendário de festividades do setor, é organizada pelo “NefroMais”, um projeto que conta com diversos membros da unidade que promovem atividades para a  integração de médicos, colaboradores e pacientes.

De acordo com Melina de Cássia Lara Gomes, assistente social da nefrologia e uma das organizadoras do arraiá, o objetivo da festa é aliviar a tensão do tratamento e dia a dia dos pacientes, facilitando a interação entre eles de uma forma descontraída. “É através desses momentos que reforçamos o laço de amizade com toda a equipe. É uma confiança a mais que eles adquirem. E essa aproximação é muito benéfica no tratamento, pois possibilitam à eles saírem da sala de hemodiálise, onde eles permanecem durante quatro horas, três vezes por semana”.

Para a preparação da festa são tomados vários cuidados, inclusive com a alimentação dos pacientes, que é controlada. Para isso, a nutricionista da Nefrologia, Fernanda Dias Chula, além de orientar a dieta no dia a dia dos pacientes, também realiza a adaptação das comidas típicas da festa para que todos possam degustar sem interferir no tratamento. “Dentre as receitas não poderia, por exemplo, faltar a canjica. Então como os pacientes não podem ingerir o amendoim, nós retiramos esse ingrediente. Porém, nós preparamos tudo com muito carinho e mesmo sem esse produto, a canjica ficou muito saborosa” revela.

Para a realização da festa, os organizadores contam com o apoio dos pacientes e profissionais da unidade que realizam suas doações para o preparo dos alimentos. “Dois meses antes começamos o preparo e colocamos cartazes de divulgação nas salas para os pacientes falando que estamos arrecadando os produtos, e assim eles realizam as doações”, explica Fernanda.

Nilza Machado Gontijo é a paciente mais idosa da Nefrologia com 90 anos e há mais de um ano realiza o tratamento na Unidade. Com a chegada da festa, ela faz questão de estar presente e relembra os tempos em que participava ativamente de comemorações como esta. “Gosto muito da festa Nefronina. Sempre que tem fico ansiosa para chegar o dia. Gosto muito de ver todos dançando, pois um dia eu também pude dançar. Hoje infelizmente não posso devido a uma queda, mas gosto de muito de participar, pois aqui estou com pessoas que me tratam bem, tanto com as enfermeiras, quanto os médicos e as pessoas da copa. São todos muito atenciosos”, agradece.

Além do “Arraiá Nefronina” o projeto “NefroMais” realiza diversas comemorações para interação dos profissionais e pacientes como as confraternizações de Natal, dia das Mães, dia dos Pais, brechós beneficentes a preços populares e exposições de arte criada pelos próprios pacientes.