Após 17 anos em Divinópolis, Padre Casimiro se despede de Divinópolis

Publicado em: 28/09/2021 Atualizado em: 28/09/2021 Por: Rubens Souza

Casa dos Irmãos segue pertencendo à Ordem Hospitaleira, porém sem presença física de seus representantes. Última missa será celebrada no dia 03 de outubro

Depois de quase 60 anos de história, a Ordem Hospitaleira de São João de Deus se despedirá de Divinópolis, cidade escolhida na década de 60 para abrigar o maior hospital de toda a região. O principal motivo se deve ao quadro de saúde de Padre Casimiro da Silva Ferreira da Costa, Irmão Hospitaleiro que vive há 17 anos em Divinópolis, e será transferido para Itaipava devido seu estado de saúde. 

Em comunicado emitido pela Ordem Hospitaleira de Divinópolis, no dia 21 de setembro de 2021, e assinada pelo representante legal da Ordem no Brasil, Irmão Augusto Gonçalves informou que o estado de saúde de Padre Casimiro “o vêm impedindo de exercer sua missão pastoral, fazendo prever, no próximo futuro, a sua transferência para a Comunidade dos Irmãos em Itaipava (Petrópolis), a única comunidade canônica atual da Ordem, no Brasil”.

A carta ainda informa também que, ao “concretizar a saída do Pe. Casimiro, considerando a escassez de Irmãos e a opção Provincial por outras opções de Hospitalidade, é quase certo que se encerrará, definitivamente, a Comunidade local dos Irmãos e se fechará um ciclo de quase 60 anos de presença física dos Irmãos de São João de Deus na cidade”. 

Consequentemente, ao encerrar as atividades, também os restos mortais dos 7 Irmãos sepultados em Divinópolis, serão trasladados para a sepultura da Ordem em Itaipava, após as devidas autorizações legais.

Apesar do fim das atividades físicas da Ordem Hospitaleira em Divinópolis, a Casa da Ordem, anexa ao CSSJD, onde atualmente reside Padre Casimiro, continuará pertencente à Comunidade, que deverá negociá-la em momento oportuno. “Entretanto, a Ordem está transferindo para a Fundação Geraldo Corrêa, como doação, a propriedade dos 41.000 m2 de terrenos sobre os quais estão construídos todos os edifícios do Hospital São João de Deus, incluído o Hospital do Câncer”, destaca a carta.

Despedida

Em comunicado oficial, Padre Casimiro da Silva revelou que fará sua última missa em Divinópolis no próximo domingo, dia 03 de outubro, às 08 horas, na Capela do CSSJD. Já no dia seguinte, ao completar exatamente 17 anos vivendo em Divinópolis, ele deixará a Casa dos Irmãos em Divinópolis, rumo à Comunidade Religiosa dos Irmãos em Itaipava, Rio de Janeiro. “Não poderia ir embora sem me despedir de tantos fiéis e amigos que me prestigiaram e amaram as Santas Eucaristias que celebrei em muitos bairros de Divinópolis”, relatou Padre Casimiro. 

No comunicado, Padre Casimiro ainda recordou em detalhes os momentos quando chegou em Divinópolis e dos trabalhos que aqui realizou. “Lembro que cheguei em Divinópolis no ano 1984, no dia 4 de Outubro às 18 horas. Além do serviço do Hospital onde fui capelão, amei ajudar a Diocese, sempre que alguma Comunidade me pedia. Tive muita alegria espiritual em assistir a Ordenação Sacerdotal de muitos sacerdotes. Participei em muitas celebrações na Catedral com o Sr. Bispo e Clero diocesano. "Não", é palavra que não sabia pronunciar. Peço desculpa e perdão a todos os divinopolitanos, por não ter evangelizado quanto poderia. Atendi os doentes com alegria e caridade. Levo a todos no coração, rezarei por todos e peço a mesma coisa: rezem a Deus por mim. Um abraço fraterno. Fiquem com Deus. Penso que amei vocês. Um dia nos veremos em Deus”, encerrou Padre Casimiro.

O Complexo de Saúde São João de Deus agradece imensamente todo o trabalho realizado pela Ordem Hospitaleira nestes quase 60 anos de obra que ficará eternizada na história não apenas de Divinópolis, mas também de toda a região pela grandiosidade de sua obra. 

A instituição agradece também ao Padre Casimiro pelos seus 17 anos de residência em Divinópolis. Com todo o seu carinho, atenção e empatia, ele conquistou a todos os profissionais e fez história em nossa instituição com sua personalidade e fé marcante. A ele, que estará para sempre em nossos corações, desejamos toda a paz e saúde para que continue firme em seu propósito de levar esperança a todos os fiéis!

Muito obrigado, por tudo e para sempre, Padre Casimiro!