Ambientação hospitalar: decoração que humaniza

Publicado em: 05/06/2020 Atualizado em: 08/06/2020 Por: Ana Gabriella dos Santos

Aos 52 anos, Complexo de Saúde São João de Deus comemora seu aniversário com mais um projeto de revitalização e valorização profissional

O atendimento humanizado hospitalar é constituído por diversas características, dentre elas está a adaptação da estrutura física da instituição de saúde. Pensando nisso, uma vez que o bem estar das pessoas que o frequentam é a sua prioridade, e em comemoração pelo seu aniversário de 52 anos, o Complexo de Saúde São João de Deus - CSSJD iniciou a revitalização de diversos espaços com a plotagem de imagens autoadesivas, com fotografias de seus profissionais.

A fim de tornar os locais mais convidativos e aconchegantes, as imagens autocolantes mostram alguns dos profissionais que trabalham no São João de Deus, estando entre eles médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem, ou seja, os responsáveis diretamente pela saúde e recuperação daqueles que buscam pela assistência no CSSJD.

Elis Regina Guimarães, Diretora Presidente do Complexo de Saúde, disse que o objetivo desse trabalho é, além de tornar mais belo o hospital, reforçar o sentimento de valorização profissional aos seus colaboradores, além de proporcionar um ambiente mais acolhedor aos pacientes. “Nós sabemos que não é fácil estar internado ou passar por procedimentos hospitalares, por isso o objetivo do projeto (que conta com a participação de nossos profissionais, os quais estamos merecidamente reconhecendo), é tornar todo o período que o nosso paciente esteja aqui, o mais agradável possível. É demonstrar por meio das imagens que nós os tratamos com todo o respeito, que estamos ali para ouvi-los, escutando seus receios e anseios. É transmitir a sensação que estamos ao lado deles também, proporcionando um ambiente que o tranquilize, demonstrando segurança e que os nossos profissionais são os mais competentes para ajudá-lo neste momento. E é exatamente isso que essa ambientação vem promover, sendo esse o melhor momento para executá-la, uma vez que no último dia 1º de junho, o nosso Complexo de Saúde São João de Deus completou 52 anos”, disse.

O projeto de ambientação está sendo desenvolvido em todo hospital e ainda este mês será realizada a segunda etapa que consiste na produção de novas fotografias com profissionais de outras áreas.

Além deste projeto, a estrutura física do Complexo de Saúde segue por um processo de modernização. Os últimos a receberem melhorias foram o hall do bloco cirúrgico e corredor do setor de Imagem. Em breve um novo Serviço de Nutrição e Dietética também estará pronto, assim como a instalação de novos controladores de acesso e a criação de um banco de leite humano.

O Complexo de Saúde São João de Deus realiza todo esse investimento com um único propósito: levar o melhor da saúde para as mais de 1 milhão e 300 mil pessoas que ele atende.