Publicado em: 15/05/2024 Atualizado em: 15/05/2024 Por: Leticia Layla
O evento foi projetado para incentivar discussões científicas, fomentar redes de contatos, explorar novas tecnologias e abordar outros temas de relevância na área da saúde vascular.
O Complexo de Saúde São João de Deus - CSSJD realizou o 1º “Conexão Vascular”, centrado no tema do "Acesso Venoso Central". O evento foi projetado para incentivar discussões científicas, fomentar redes de contatos, explorar novas tecnologias e abordar outros temas de relevância na área da saúde vascular, proporcionando um ambiente ideal para a troca de conhecimentos e experiências entre profissionais e setores da área.
O "Conexão Vascular" deriva diretamente da necessidade de estabelecer vínculos entre as clínicas dentro do CSSJD, promovendo assim a criação de novos espaços para discussão, ampliando rede de contatos e, consequentemente, aprimorando a qualidade da assistência prestada. A ação reconhece a importância de está inserido em locais com diversos profissionais de áreas clínicas, onde a colaboração e a troca de conhecimentos são essenciais para o progresso e a eficiência dos cuidados de saúde.
O Coordenador do Serviço e Cirurgião Vascular do CSSJD, Dr. Robert Amorim, contou o motivo do projeto. “O projeto "Conexão Vascular" surge em um momento de crescimento exponencial da equipe de Cirurgia Vascular do CSSJD. Em três anos presenciamos uma ampliação do setor com a incorporação de novos colegas, triplicamos o número de cirurgias e pacientes assistidos em nosso serviço e assumimos o serviço de acesso vascular para os pacientes em programa de hemodiálise do hospital. Todo esse crescimento gerou uma necessidade de maior integração da nossa equipe com o Corpo Clínico do Complexo. E aí que entra o "Conexão Vascular". O projeto visa a ampliação de um networking e atualização científica em temas que vão ao encontro direto às diversas clínicas do hospital. Nossa esperança é que esse seja um novo canal de comunicação que visa sempre um único objetivo: trazer a melhor e mais moderna assistência aos nossos pacientes em conjunto com as mais diversas especialidades presentes no CSSJD,” explicou.
O Coordenador do Serviço e Médico Nefrologista do CSSJD, Dr. Stênio Barbosa de Freitas, falou sobre a importância de debater o assunto proposto na "Conexão Vascular" para o atendimento de pacientes da Nefrologia do CSSJD que utilizam a fístula, que é um tipo de acesso vascular para diálise, feito cirurgicamente pela conexão direta entre uma artéria e uma veia no antebraço ou no braço. “Esse debate foi muito importante para unir as equipes de nefrologia com a equipe de cirurgia vascular em prol do paciente de hemodiálise. Esse é um assunto de extrema importância, pois impacta muito na qualidade do atendimento para o paciente que faz hemodiálise e que tem doença renal crônica”, pontuou.
A primeira edição do projeto aconteceu no dia 29 de abril, e a previsão é que isso ocorra mensalmente na última segunda-feira do mês, abordando temas variados, com convidados específicos. A ação serve para reforçar o negócio do Complexo de Saúde São João de Deus de ter uma “Governança Assistencial com foco na Alta Complexidade, nos vazios assistenciais e educação em saúde”!