Ação social celebra Dia do Portador de marca-passo em Divinópolis

Publicado em: 26/09/2017 Atualizado em: 26/09/2017 Por: Isadora Santana

Divinópolis foi selecionada para realizar as atividades devido à presença constante da equipe de marca-passo no Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial - DECA.

Com o tema “Não deixe o seu coração sair do ritmo, tome uma medida de pulso”, médicos e profissionais da área de saúde orientaram como medir a frequência cardíaca de forma bastante simples: pela medição dos batimentos no pulso.

Em Divinópolis, a comemoração dessa data foi realizada no Hospital São João de Deus. Coordenado pelo Médico Cardiologista e Arritmologista, Dr. Daniel Soares Sousa, alunos da Escola de Enfermagem São João de Deus e profissionais da área, distribuiram cartilhas com explicações sobre os principais dispositivos eletrônicos cardíacos implantáveis, suas indicações, cuidados pré e pós-operatórios e orientações para a prática de esportes e atividades diárias. Entre as principais dúvidas foram esclarecidas possíveis interferências de outros aparelhos eletrônicos como: microondas, portas giratórias de bancos, ressonância magnética para o funcionamento do aparelho e ainda se é permitida a prática de atividade física para seus portadores.

Durante a manhã do dia 26, também foram exibidos vídeos sobre a cirurgia de marca-passo, como ela é feita, a sua simplicidade e o benefício para o paciente. De acordo com o médico Cardiologista e Arritmologista do HSJD, Dr. Daniel Soares Sousa, a intenção foi o de atingir toda a população que circula pelo hospital, tanto os profissionais da área de saúde, acompanhantes e pacientes. “As principais atividades foram direcionadas para medir a pressão, ensinar a população como aferir o pulso cardíaco através do pulso radial, orientá-las sobre os mitos que tem em relação ao marca-passo e o que o paciente portador do aparelho pode ou não pode fazer”, explica.

A cidade de Divinópolis foi selecionada para realizar as atividades devido à presença constante da equipe de marca-passo no Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial - DECA. “Devido a essa presença nas reuniões do DECA, nós fomos contemplados e somos uma das sedes nacionais dessa campanha. Além claro, do Hospital São João de Deus ser uma instituição precursora na estimulação cardíaca, que realizou o primeiro implante de marca-passo da região e também por ser o único hospital que atende SUS na cidade. Então, por estes motivos, nós optamos por fazer a campanha aqui dentro do hospital”, justifica Dr. Daniel.

Segundo a ABEC/DECA - Associação Brasileira de Arritmia, Eletrofisiologia e Estimulação Cardíaca Artificial/Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial, as arritmias são caracterizadas por batimentos lentificados, acelerados ou falhas nos batimentos cardíacos. Já a insuficiência cardíaca é a deficiência do coração em bombear o sangue, causando muitos sintomas, como falta de ar, cansaço, inchaços, internações hospitalares e aumento da mortalidade. Atualmente, 22 milhões de pacientes são portadores de insuficiência cardíaca no mundo.

Números
Segundo dados do Censo Mundial de Marca-passo e Desfibriladores, o Brasil perde nesses procedimentos para países vizinhos como Argentina, Uruguai e Chile. Por aqui são implantados 199 dispositivos por milhão de habitantes, enquanto no Chile são 216, na Argentina 382, no Uruguai 578 e em Porto Rico 606 marca-passos por milhão de habitantes.

Em países desenvolvidos esses números são ainda mais expressivos: 746 na Espanha, 762 em Portugal e 1.126 marca-passos por milhão de habitantes nos Estados Unidos. Na França são 1.019, na Itália 1.048 e na Alemanha 1.267.

Em nosso país existe também uma grande subnotificação de pacientes portadores de insuficiência cardíaca, que possuem alterações graves, mas sem identificação. Ainda assim, o país lidera o número de mortes por insuficiência cardíaca no mundo, que representa uma em cada três internações no sistema de saúde. São 100 mil novos casos a cada ano e 12,5% dos internados por causa da doença morrem no hospital.

A ação social em comemoração ao Dia do Portador de Marca-passo foi realizada na sala de espera do Pronto Atendimento do Hospital São João de Deus, dia 26 de setembro, de 09 às 11 horas. O evento foi gratuito e aberto ao público.