Abril Verde: CSSJD promove campanha pela Saúde e Segurança no Trabalho

Publicado em: 20/04/2023 Atualizado em: 20/04/2023 Por: Letícia Ferreira

As palestras ocorreram em dois dias no Auditório da instituição

O Complexo de Saúde São João de Deus – CSSJD promoveu nos dias 18 e 19 de abril, a campanha “Abril Verde: Juntos pela Saúde e Segurança no Trabalho”, promovendo a conscientização sobre a importância do uso correto dos EPIs – Equipamentos de Proteção Individual e à saúde por meio de ações estratégicas voltadas ao benefício do próprio cuidado e do paciente.

Com abertura do Diretor Administrativo Jurídico, André Waller, a primeira palestra, ministrada pela Coach, Psicoterapeuta e Mentora de resultados, Karina Andrade, abordou o tema “Na Segurança do Trabalho, um minuto conta”, que promoveu a colaboração entre colegas e momentos de descontração com danças e reflexões. 

Já para realizar a segunda palestra, o CSSJD recebeu o Palestrante Motivacional em Comportamento Seguro e Percepção de Risco, Douglas da Guarda, que abordou o tema “A gente se conecta e o acidente fica longe, multiplicadores de segurança”, de uma forma descontraída, pontuando a Segurança do Trabalho para além das regras e normas.  “Segurança do Trabalho se resume em relacionamento, em que estamos pautados em um tripé: respeito, responsabilidade e atitude. E para isso, devemos sempre seguir nos questionando: Eu estou usando os óculos de proteção adequadamente? Se vejo alguém fazer um procedimento sem as luvas, eu o oriento, a seguir as normas? Então, além destes questionamentos, busco conscientizar as pessoas que a segurança é um valor para ele, para instituição e também para família”, pontuou.  

Para o Diretor Administrativo Jurídico do CSSJD, André Waller, a segurança deve ser uma prioridade de todos, tanto colaborador, quanto empresa. “De acordo com a OMS, 96% dos acidentes de trabalho podem ser evitados, pois a grande maioria acontece por situações simples, como o não uso ou uso incorreto dos EPIs. O CSSJD faz sua parte ao promover capacitações, treinamentos e oferecer EPIs, como máscaras, óculos, luvas, calçados de segurança, entre outros. Neste Abril Verde, pudemos mostrar aos nossos colaboradores que a segurança não é apenas um dever, mas um cuidado com a própria vida. É se resguardar e seguir corretamente os protocolos e usos desses EPIs”, destacou.  

Com essas atividades, a equipe de Segurança do Trabalho busca reduzir o número de ocorrências na instituição, promovendo capacitação e reflexões quanto às normas e regras de segurança estabelecidas na instituição. Dessa forma, o Complexo de Saúde São João de Deus reafirma seu propósito de “Cuidar do maior valor: a vida humana”.

Abril Verde

A Organização Internacional do Trabalho - OIT, em 2003, instituiu o dia 28 de abril como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de um acidente ocorrido em uma mina em Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. No Brasil, a data foi promulgada como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, pela Lei nº 11.121, no ano de 2005.