50 anos

Publicado em: 03/06/2016 Atualizado em: 03/06/2016 Por: Martielly Raissa

Escola de Enfermagem comemora cinqüentenário em grande estilo.

Com intuito de criar um atendimento de excelência, produzindo mão de obra qualificada para toda a região, há meio século, a Escola de Enfermagem São João de Deus deu início às suas atividades antes mesmo da inauguração do Hospital São João de Deus.

Autorizada a funcionar desde janeiro de 1966, a Escola de Enfermagem formou em seus dois primeiros anos, a primeira turma de técnicos em Enfermagem. Ao todo foram 21 novos profissionais que foram contratados logo em seguida para trabalharem no Hospital São João de Deus, que seria inaugurado naquele ano de 1968.

Completados os 50 anos, a Escola de Enfermagem formou uma comissão para organizar várias atividades e celebrar o cinqüentenário. Dentre os eventos programados foi realizado uma missa solene, descimento da placa de 50 anos da Escola, participação no desfile cívico de 1º de junho e uma solenidade de comemoração no teatro Usina Gravatá, seguido de um cocktail para os convidados.

De acordo com Joelma Emirene, diretora da Escola de Enfermagem, havia uma expectativa muito grande por parte dos colaboradores e alunos da escola de enfermagem, e por isso todos os eventos foram muito bem organizados para celebrar esta data.  “A expectativa nossa era muito grande, e atingimos nosso objetivo, pois cinqüenta anos não se comemora todos os dias. Nossa equipe de profissionais é muito envolvida e muitos deles estão há anos fazendo parte desta história. Então todos nós empenhamos muito para realizar estes momentos. Foi uma grande festa”.

Questionada sobre o grande motivo por manter qualidade em excelência ao longo de todos estes anos, Joelma aliou ao Hospital São João de Deus e aos profissionais da escola por manter viva a missão e o diferencial da Escola de Enfermagem. “Além da tradição da escola de enfermagem São João de Deus, o que a torna um diferencial é a qualidade de ensino. Quando temos a oportunidade de formar mão de obra qualificada e acompanhar essa mão de obra formada, podemos obter um constante feedback por parte das equipes do HSJD que nos fornecem dados do que foi bom e do que pode melhorar em nossa Escola. Essa oportunidade de estágio dentro do HSJD também é um diferencial, porque o hospital, diante de sua complexidade, nos dá oportunidade de trabalhar diversas técnicas com os alunos. Além disso temos uma equipe de profissionais muito bem qualificados e envolvidos com a Escola. É muito notório isso, tanto que, todos os colaboradores, professores, supervisores de estágio, equipe administrativa eles estão sempre preocupados com a nossa qualidade de ensino”, destaca.

Ainda segundo a diretora, outro fator que impulsiona os trabalhos na escola de enfermagem são as indicações por parte de ex-alunos para que outras pessoas possam também fazer o curso técnico ofertado pela instituição. “Outro retorno que temos, é que além das publicidades externas, o que faz com que novos alunos se matriculem em nossa escola é a indicação por parte daqueles que já foram alunos ou que ainda vão formar como técnicos em nossa escola. É um grande termômetro, pois vemos que há satisfação desses alunos com o nosso ensino, com a responsabilidade e com a organização. Isso nos dá a certeza que estamos seguindo por um bom caminho”.

Sobre ocupar o cargo de diretora da escola de enfermagem no ano em que a instituição completou 50 anos, Joelma se diz orgulhosa por dar continuidade a um trabalho que foi iniciado por outros profissionais. “Acabou que com o passar dos 50 anos de história da escola, eu estou aqui neste momento para realizar estas comemorações. É muito bom poder comemorar 50 anos de uma instituição que é respeitada e que presta um serviço muito bacana para a comunidade e para o HSJD. Então me sinto muito honrada por ser diretora nesta data tão importante”, comemorou. 

Fechando as atividades de comemoração pelos 50 anos da escola, foi apresentado no dia 03 de junho, o documentário institucional produzido em parceria com a PRP, que contou um pouco da trajetória de sucesso da instituição de ensino.