49 anos Salvando Vidas

Publicado em: 31/05/2017 Por: Martielly Raissa

Hospital São João de Deus completa 49 anos promovendo saúde com excelência.

Juntamente com o município de Divinópolis o Hospital São João de Deus também completa aniversario em 1° junho. Enquanto a cidade do Divino completa 105, o HSJD completa 49 anos e continua com seus projetos de expansão realizando atendimentos em diversas especialidades. Atendendo diariamente centenas de pessoas o hospital continua buscando a cada dia a melhoria de sua estrutura física e maquinário por meio de parcerias com entes públicos, empresas, instituições e comunidade.

O Hospital foi construído durante os anos de 1963 a 1968 em uma área de 14.400 m², em forma de duas letras 'H' sobrepostas. Naquela época, dispunha de um ambulatório provido de catorze consultórios para diversas especialidades, pronto socorro, com sala de cirurgia de urgência, sala de hidratação, de gesso, câmara escura e etc. O bloco cirúrgico compunha-se de sete salas de operações, convenientemente equipadas, além de duas salas de recuperação, quatro salas de obstetrícia e central de esterilização. A ala de internação, em três andares, era composta de apartamento e enfermarias (de quatro leitos), com instalações independentes, oxigênio canalizado, música e telespeaker.

A monumental obra, inaugurada em 1968, foi equipada com os mais modernos e sofisticados equipamentos, corpo clínico especializado e corpo de enfermagem profissionalmente qualificado, tendo ultrapassado seus próprios limites e conquistado espaço como uma obra ímpar no cenário médico, social e assistencial.

Dentre os destaques podemos citar a implantação do primeiro marca passo da região, em 1972. Também foi destaque pela inauguração do serviço de Hematologia e Hemoterapia, em 1981 e pela primeira microcirurgia de catarata em 1987. Já na década de 90, inaugurou a Unidade de Nefrologia e realizou o primeiro transplante de rim em 1991. Já em 1992 teve mais um grande avanço ao inaugurar o CTI Adulto e em 1995 realizou o primeiro procedimento de cateterismo cardíaco. Em 1999 inaugurou o CTI Infantil, seguido pela Unidade Oncológica em 2001. No ano de 2005 foi a vez da inauguração da Pastoral, Humanização e Voluntariado - PHV e em 2010 ampliou sua estrutura com a inauguração do Edifício Irmão Diamantino, composto por 5 andares.

Em 2013, a instituição passou por um processo de intervenção administrativa, solicitada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e executada pelo Dictum Instituto, com o objetivo de ampliar a assistência, reestruturar a área financeira da instituição, além de continuar desenvolvendo um hospital melhor para atender a todos que dele precisem. Em 2016, O MPMG implanta um novo modelo de gestão, nomeando uma Comissão Interventora integrada por representantes dos entes formada pelo Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde-MG, COSEMS e município de Divinópolis. Dessa forma a comissão nomeou para a atual superintendente geral, a Sra. Elis Regina Guimarães. Recentemente, o HSJD inaugura em 15 de maio de 2017, a Sala Vermelha, referência em atendimento aos pacientes de Urgência e Emergência atendidos pelo SAMU e convênios de Divinópolis e outras 53 cidades da região. O serviço iniciou suas atividades ofertando as especialidades médicas presenciais em cardiologia, clínica cirúrgica, clínica médica, neurocirurgia, ginecologia/obstetrícia, ortopedia e pediatria, 24 horas por dia.

Nesses 49 anos de existência, a estrutura do Hospital São João de Deus foi ampliada atendendo atualmente 54 cidades da Região Assistencial Ampliada do Oeste de Minas Gerais, com 326 leitos. Destaca-se pela excelência no atendimento, pelas várias especialidades e pela sua constante adequação aos tempos modernos e às necessidades de sua clientela.

Com toda a sua história, o HSJD é referência não só para uma população de mais de 1 milhão e 300 mil habitantes da região, mas para todos os mineiros, pretendendo ainda ser referência nacional. Assim, busca sempre oferecer o melhor à população, com a premissa de que, em qualquer fase de suas vidas, as pessoas merecem contar com um hospital completo, com infraestrutura moderna e corpo clínico de confiança.