48 anos

Publicado em: 31/05/2016 Atualizado em: 31/05/2016 Por: Martielly Raissa

Hospital São João de Deus escreve mais um capítulo na história da saúde de Divinópolis e região.

Em 1968, a cidade de Divinópolis e toda a região do Centro-Oeste foi agraciada com uma das maiores e mais importantes instituições de saúde de nosso estado: o Hospital São João de Deus, um verdadeiro presente para o município, que no dia 1º de junho daquele ano, comemorava 56 anos de história. Embora uma cidade jovem, já passava naquele momento a ser referência médica, com um hospital com equipamentos modernos e sofisticados, corpo clínico especializado e enfermagem muito bem qualificada.

Com a ajuda e o empreendedorismo de Geraldo Corrêa, estava então realizado o sonho do Ir. Diamantino Ferreira e do Provincial, Ir. José Joaquim Fernandes, que visitaram a cidade por sugestão de Dom Lélis Lara, em 1961.

Depois da escolha e aquisição de um terreno de 45 mil metros quadrados, no alto do bairro Niterói, em 1962, criou-se, por Escritura Pública Notarial, a Fundação Geraldo Corrêa, com a participação de cinco representantes da Ordem hospitaleira de São João de Deus, que elegeu a Comissão de Obras para colaborar com a Diretoria da Fundação, sob presidência do Ir. Diamantino Ferreira.

Seis anos depois, em meio a tantos festejos daquele 1º de junho, era inaugurado o Hospital São João de Deus, o maior e mais completo hospital naquele tempo para atender todos os pobres, doentes e necessitados, seguindo assim o exemplo de seu padroeiro, São João de Deus.

As solenidades de inauguração da monumental obra iniciaram-se pontualmente às 15 horas, com as presenças do Sr. Geraldo Corrêa, patrocinador do Hospital, e sua esposa, Madalena Corrêa, além de personalidades de expressão nacional na época, como: o ex-governador e então chanceler Magalhães Pinto; Dr. Clóvis Salgado, representante do governador Israel Pinheiro; Dom Cristiano Portela de Araújo Pena, bispo diocesano; Dr. Walchir Jésus de Resende Costa, prefeito municipal; Dr. Romeu Loures, representante do ministro da Saúde Leonel Miranda; o político, José Maria Alckmin e a deputada, Maria Ribeiro Pena, além de outros nomes importantes.

Entre as festividades de comemoração dos seus 56 anos de emancipação político-administrativa de Divinópolis, a inauguração do Hospital São João de Deus ultrapassou os limites do município, foi destacada em grandes veículos de comunicação do país e tornou-se um dos fatos mais marcantes da tranquila Divinópolis do final da década de 1960 (conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, o município contava com 53.340 habitantes em 1960 e 80.344 habitantes em 1970).

Com o passar dos anos, o Hospital São João de Deus continuou se destacando pela sua constante evolução, da qual podemos citar a implantação do primeiro marca passo da região, em 1972. Também foi destaque pela inauguração do serviço de Hematologia e Hemoterapia, em 1981 e pela primeira microcirurgia de catarata em 1987. Já na década de 90, inaugurou a Unidade de Nefrologia e realizou o primeiro transplante de rim em 1991. Já em 1992 teve mais um grande avanço ao inaugurar o CTI Adulto e em 1995 realizou o primeiro procedimento de cateterismo cardíaco. Em 1999 inaugurou o CTI Infantil, seguido pela Unidade Oncológica em 2001. No ano de 2005 foi a vez da inauguração da Pastoral, Humanização e Voluntariado - PHV e em 2010 ampliou sua estrutura com a inauguração do Edifício Irmão Diamantino, composto por 5 andares. Desde 2013, a instituição passa por um processo de intervenção administrativa, solicitada pelo Ministério Público e executada pelo Dictum Instituto, com o objetivo de ampliar a assistência, reestruturar a área financeira da instituição, além de continuar desenvolvendo um hospital melhor para atender a todos que dele precisem.

Hoje, depois de 48 anos de sua inauguração, o Hospital São João de Deus continua vivo, realizando atendimentos em diversas especialidades (veja página 4) e com muitos projetos de expansão. Atende diariamente centenas de pessoas e busca a cada dia a melhoria de sua estrutura física e maquinário por meio de parcerias com entes públicos, empresas, instituições e comunidade.

Que nos próximos anos possamos continuar unidos em busca de nosso propósito, guiados por nosso patrono São João de Deus! Que nossos ideais se tornem conquistas e que possamos elevar ainda mais o nome de nosso hospital.