3º Encontro da Saúde reúne representantes da Atenção Primária e Secundária para abordar a Linha de Cuidado do AVC

Publicado em: 27/01/2023 Por: Ígor Borges

Evento teve a participação de autoridades, além de profissionais de saúde de diversos municípios.

Na manhã desta sexta-feira, 27 de janeiro, o Complexo de Saúde São João de Deus promoveu mais uma edição de seu grande evento, o 3° Encontro da Saúde: CSSJD e Municípios da Região Centro-Oeste da Saúde. O encontro teve como palco, o Auditório da Faculdade Pitágoras, e abordou a temática da Linha de Cuidado do AVC, tema este, em que o CSSJD é referência para a Região Ampliada de Saúde Oeste de Minas, contemplando 53 municípios e mais de 1,3 milhão de habitantes. Dito isso, o encontro visa apresentar todos os cuidados, procedimentos e conhecimentos acerca do tema, para representantes dos municípios atendidos pela instituição. 

O 3° Encontro da Saúde foi dividido em três momentos. No primeiro deles, foi exibido um vídeo de apresentação da Linha de Cuidado do AVC, ofertada pela instituição. No segundo, a Enfermeira e Consultora Científica da Angels Brasil, Andréa Giordano palestrou acerca do tema “Identificando Sinais do AVC”. Por fim, a Neurologista e Membro Titular da Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica, Dra. Izabela Feitosa falou sobre o “Fluxo de Encaminhamento Paciente e Fisiopatologia AVC”. 

Estiveram presentes compondo a mesa de honra do evento, a Diretora Presidente do Complexo de Saúde São João de Deus, Elis Regina Guimarães; o Superintendente Regional de Saúde, Júlio Guimarães Barata; o Gerente Administrativo do CIS-URG Oeste, Dárcio Lemos, que representou o Secretário Executivo do CIS-URG Oeste, José Márcio Zanardi; e a Coordenadora de Regulação do CIS-URG, Tamara Ferreira, representando o Diretor Técnico do SAMU, Dr. Marco Aurélio Lobão. 

A Diretora Presidente do CSSJD, Elis Regina Guimarães, destacou a eficiência da equipe do CSSJD na Linha de Cuidados do AVC. “Eu tenho muito orgulho de estar aqui representando essa instituição, e sei que vamos conseguir a nossa visão, que é ser referência nacional como um dos melhores hospitais em resolutividade assistencial no Brasil. Digo isso, pois é graças à capacidade da minha equipe e de nossos parceiros e coragem de todos que estamos aqui. Obrigada a todos do CSSJD pelo empenho e dedicação!”, relatou. 

Para o Superintendente Regional de Saúde, Júlio Guimarães Barata, esses eventos são a base para o desenvolvimento assistencial do país. “O encontro de hoje vem proporcionar conhecimento a fim de alterar o comportamento das pessoas aqui presentes. Eu digo a importância disso, pois não sou da área de saúde, e sim da política pública. Através de ensinamentos quanto à Linha de Cuidado do AVC, buscamos fazer com que comportamentos de prevenção se tornem rotina na sociedade, e isso é o mais importante”, destacou. 

O Complexo de Saúde São João de Deus agradece à Faculdade Pitágoras pela cessão do auditório para a realização deste evento, que destacou a importância da oferta de uma Linha de Cuidado do AVC de qualidade aos pacientes, fazendo do CSSJD um modelo para a assistência aos Acidentes Vasculares Cerebrais, no cenário estadual.