2º Encontro da Saúde reúne representantes da atenção primária para abordar atendimento odontológico a pacientes especiais

Publicado em: 22/08/2022 Por: Matheus Tavares

Evento teve a participação de autoridades, além de Cirurgiões Dentistas dos Centros de Atenção Primária e Centros Especializados em Odontologia

O auditório da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – FIEMG foi o palco do 2º Encontro da Saúde, realizado na última sexta-feira, dia 19 de agosto, pelo Complexo de Saúde São João de Deus. Nesta segunda edição, a pauta foi “Atendimento Odontológico aos Pacientes com Necessidades Especiais”, que é realizado na instituição pelos profissionais do Centro de Assistência e Reabilitação às Deformidades Craniofaciais – REFACES, que é referência para os 53 municípios da Região Ampliada Oeste de Minas, e para as regiões Oeste, Norte, Nordeste, Noroeste e Centro Sul, todas de Minas Gerais.

Estiveram presentes compondo a mesa de honra do evento, a Diretora Presidente do Complexo de Saúde São João de Deus, Elis Regina Guimarães, o Presidente do Conselho Curador da Fundação Geraldo Corrêa, Willian Madeira, e o Vereador Israel da Farmácia, representando a Mesa Diretora e a Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Divinópolis.

Para o evento foram convidados Cirurgiões Dentistas dos Centros de Atenção Primária e Centros Especializados em Odontologia, além das autoridades de todos os municípios da Região Ampliada Oeste de Minas. O encontro foi dividido em duas palestras, sendo a primeira com o tema “Práticas Odontológicas para Profissionais do Serviço Público de Saúde, que Acolhe Pacientes com Deficiência”, ministrada pela Dra. Ana Carolina Morais. Segundo ela, esta foi uma oportunidade de mostrar um pouco do trabalho desenvolvido pela equipe na instituição. “Já são seis anos trabalhando com odontologia de pacientes especiais, e participar de um evento como esse, que abrange vários representantes de outras cidades da nossa macrorregião, nos faz entender como esse serviço está crescendo quem ganha com isso são os nossos pacientes", declarou.

A segunda palestra foi ministrada pelo Dr. Pedro Paulo Brandão, abordando o “Atendimento Odontológico Hospitalar do Paciente com Deficiência”. Para o Cirurgião Dentista, o evento destacou a importância de um trabalho conjunto entre a atenção primária, secundária e terciária, para que o paciente tenha uma assistência completa. "É importante passar esse conhecimento, ensinar os coordenadores de saúde como encaminhar esse paciente para que possamos dar um tratamento de excelência a esses pacientes especiais e acolher essas famílias que tanto necessitam", avaliou.

Já a Diretora Presidente do CSSJD, Elis Regina Guimarães, destacou a importância dos três níveis assistenciais de saúde - atenção primária, secundária e terciária, para que todos se orgulhem do trabalho que desenvolvem e assim chamar a atenção das autoridades para os desafios enfrentados na assistência odontológica aos pacientes com necessidades especiais. "Vocês (profissionais da Atenção Primária) fazem parte de um serviço habilitado em nível nacional, com assistência completa a crianças e adultos de cinco macros, que tem saúde e dignidade devolvidos graças ao trabalho conjunto dos níveis assistenciais de saúde. Esperamos sensibilizar não somente os profissionais, mas todas as lideranças, principalmente as políticas sobre a importância de se olhar para a saúde dos pacientes com mais atenção, já que acolhemos um paciente com necessidades especiais e esse acolhimento exige uma demanda extremamente especializada, além de possuir um alto custo para as instituições", acrescentou.

Profissional da área da odontologia há 40 anos, o Presidente do Conselho Curador, Willian Madeira destacou as dificuldades que enfrentou antes da implantação do Refaces para atender aos pacientes com necessidades especiais em Divinópolis. "Fazíamos serviços voluntários no Instituto Helena Antipoff. Várias vezes cheguei a fazer cirurgias no hospital gratuitamente, com serviços do anestesista também de forma gratuita. Antes, tínhamos que encaminhar os pacientes para Bauru, mas era difícil para o paciente se deslocar. As vezes ele não tinha condições financeiras para viajar ou fazia apenas a primeira cirurgia e não dava continuidade ao tratamento, e por consequência, não tinha acompanhamento. Hoje o Complexo de Saúde São João de Deus oferece assistência multidisciplinar completa, algo que não costumamos ver em lugar nenhum. Parabenizo ao Dr. Thiago e toda sua equipe, a Elis Regina e todos os colaboradores, porque para a classe odontológica, considero este serviço como o maior ganho desde que me formei", declarou.

Durante a apresentação do Refaces - Centro de Assistência e Reabilitação às Deformidades Craniofaciais, o Coordenador do serviço, Dr. Thiago Aguiar fez questão de agradecer a todos os profissionais da equipe e do hospital pelo trabalho realizado junto a esses pacientes e classificou o evento como histórico. "Mais uma vez o Complexo de Saúde São João de Deus faz história, por ter um evento como esses e reunir o maior número de profissionais da odontologia no mesmo espaço. O São João de Deus faz história por este ser o primeiro evento que um hospital promove frente à odontologia. Essa união, essa interação se faz cada vez mais necessária. Estamos mostrando um novo rumo. Um rumo que a área da saúde precisa tomar, da multidisciplinaridade, multiprofissionalismo e excelência em qualidade", destacou.

O Complexo de Saúde São João de Deus agradece à FIEMG pela cessão do auditório para a realização deste evento, que destacou a importância da oferta de um serviço de Odontologia Hospitalar de qualidade aos pacientes com necessidades especiais, fazendo do São João de Deus um modelo para a Odontologia Hospitalar no cenário estadual.