1ª Semana Internacional de Cirurgia Torácica será realizada pelo Hospital São João de Deus

Publicado em: 09/11/2017 Por: Letícia Almeida

Programação do evento

O encontro contará com a participação da médica e professora canadense, Drª. Paula Ugalde.

1ª Semana Internacional de Cirurgia Torácica será realizada pelo Hospital São João de Deus

O Hospital São João de Deus promoverá entre os dias 13 e 17 de novembro a “1ª Semana Internacional de Cirurgia Torácica do HSJD”, que contará com a participação da médica canadense, Drª. Paula Ugalde. O evento será voltado para os especialistas em cirurgia torácica, porém, é aberto a outros cirurgiões que queiram participar do evento.

Durante o evento serão realizadas diversas cirurgias por videotoracoscopia, que serão transmitidas simultaneamente para uma sala de reuniões onde estarão todos os participantes que debaterão acerca dos procedimentos. De acordo com a Cirurgiã Torácica Ana Paula Coimbra, as cirurgias serão feitas com incisões bem pequenas e com o auxílio de vídeo. “Esse tipo de cirurgia consegue levar o paciente de volta para casa mais rapidamente, desta forma a recuperação é melhor, com menos dor pós-operatória. Nós já realizamos esse procedimento no Hospital São João de Deus, mas a Drª. Paula Ugalde vem trazer mais novidades dentro desta da área”, comentou.

O evento internacional ainda vem reafirmar o Hospital São João de Deus como uma instituição de saúde de alta complexidade, capaz de oferecer cirurgias que demandam mais técnicas e conhecimentos. “O hospital tem plena capacidade de fazer qualquer tipo de procedimento relacionado a isso, no momento, de forma a recuperar e retomar o seu lugar de um hospital de destaque na região. Nós queremos que todos voltem a ter a mesma confiança que tinham no hospital como antes”, destacou Drª Ana Paula.

A maior parte dos procedimentos que serão realizados durante o evento envolverão pacientes oncológicos, tanto da saúde suplementar como do Sistema Único de Saúde - SUS. “A ideia é aprender técnicas novas para ressecção pulmonar. E quando digo novas, não me refiro a experimentais, mas sim novas na cidade já que as mesmas são muito estabelecidas em outros lugares”, frisou.

Idealização

A ideia para realização da 1ª Semana Internacional de Cirurgia Torácica do HSJD nasceu a partir de um encontro da Cirurgiã Torácica do HSJD, Drª. Ana Paula Coimbra com a Drª Paula Ugalde, após a participação em um Congresso Europeu de Cirurgia Torácica, na Áustria. De início, o evento seria realizado em dois dias, e depois, em conversas subsequentes, acabou tornando-se uma completa semana cirúrgica, junto com o Simpósio de Oncologia Torácica.

Expectativas

De acordo com Drª. Ana Paula Coimbra, a expectativa com o final da semana cirúrgica é que tenha ocorrido de fato, uma troca de experiências, não apenas com a Drª. Paula Ugalde, mas com todos os participantes. “Essa troca será fundamental! Desde os pequenos detalhes aos detalhes administrativos, como abordar determinadas doenças e etc.. Então, nossa intenção é promover um intenso aprendizado com essa quase que semana de imersão em que nós ficaremos juntos quase que a semana toda”.

A cirurgiã ainda espera que a promoção deste evento seja bem sucedida para que os resultados positivos impulsionem o Hospital São João de Deus possa realizar anualmente eventos relacionados à esta especialidade, trazendo para a Região Assistencial Ampliada do Oeste de Minas esse tipo de upgrade. “Desta forma nos tornaremos, cada vez mais e sempre uma referência nesse tipo de procedimento com o melhor tratamento médico possível”, finalizou.