Unidade de Nefrologia do Complexo de Saúde São João de Deus realiza a nona edição da Nefronina

Publicado em: 02/07/2019 Atualizado em: 02/07/2019 Por: Ana Gabriella dos Santos

O evento compõe o calendário anual de celebrações da instituição e contou com elementos tradicionais das festividades juninas

O Complexo de Saúde São João de Deus - CSSJD, por meio da Unidade de Nefrologia, realizou na última semana, a 9ª edição do Arraiá Nefronina, evento que compõe o calendário anual de celebrações da instituição e que contou com elementos tradicionais das festividades juninas.

Assim como em anos anteriores, a Nefronina envolveu os pacientes da hemodiálise, os colaboradores e Corpo Clínico do Complexo de Saúde. Com o ambiente animado por músicas convencionais dessa época do ano, o público também pôde acompanhar um divertido e tradicional casamento da roça, enquanto saboreavam pipoca, canjica e um delicioso caldo de feijão mexicano, tudo especialmente preparado para se adaptar a realidade das pessoas em tratamento renal, ou seja, os teores de potássio, fósforo e sódio foram adequados com vistas a não prejudicar a dieta.

O Gerente de Nefrologia, o Sr. Gleison Dias Cabral Junior, falou sobre a importância da Nefronina e como ela beneficia os pacientes. “A realização desse evento é muito importante, pois promove a integração de nossos clientes em uma festividade que geralmente não se adapta a dieta deles. Além disso, ao longo do tratamento os pacientes tornaram-se parte de uma grande família, portanto, a interação deles fora da sala de hemodiálise é muito saudável” – disse.

A Nefronina faz parte do projeto “NefroMais”, criado pelos colaboradores em 2009, que visa levar mais informação e integração para os pacientes em tratamento dialítico e seus acompanhantes. Os eventos que fazem parte do projeto são organizados por toda equipe multiprofissional da Unidade e tem como objeto principal contribuir para melhora da qualidade de vida dos nossos clientes. Dentre as atividades desenvolvidas no calendário anual de eventos, destacam-se as palestras e orientações gerais acerca do tratamento, teatros e comemorações diversas em datas especiais.