Referência para o Estado na retirada de órgãos, CSSJD realiza captação de múltiplos órgãos

Publicado em: 27/08/2019 Atualizado em: 27/08/2019 Por: Ana Gabriella dos Santos

As doações de múltiplos órgãos deste ano já ultrapassaram o número de doações de todo o ano passado.

O Complexo de Saúde São João de Deus — CSSJD recebeu na manhã de hoje, 27 de agosto, uma equipe do MG Transplantes para a retirada de múltiplos órgãos para doação. Composta por seis pessoas, os profissionais, juntamente aos médicos legistas, as equipes de enucleação, UTI Adulto e Bloco Cirúrgico do próprio Complexo, realizaram a retirada de rins, fígado e córneas de uma doadora.

O processo durou cerca de três horas e os órgãos recolhidos serão encaminhados para até cinco pessoas que aguardam na fila de espera. De acordo com o Diretor Técnico e Médico Nefrologista do CSSJD, Dr. Eduardo Gomes Mattar, os profissionais da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante – CIHDOTT mantêm o trabalho constante de conscientização das famílias, assim como a produção de campanhas internas e externas sobre o tema. “Mantemos sempre os nossos profissionais da Comissão em constante atualização e interação com o MG Transplantes, sempre com o intuito de conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos”, destaca.

De acordo com informações da CIHDOTT – Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante do CSSJD, as doações de múltiplos órgãos deste ano já ultrapassaram o número de doações de todo o ano passado. Em 2018 foram registradas seis doações, enquanto neste ano, até o dia de hoje, 27 de agosto, foram realizadas no CSSJD 10 doações de múltiplos órgãos.

Na véspera do Setembro Verde, que celebra a Campanha Nacional de Doação de Órgãos, o Complexo de Saúde São João de Deus mantêm-se entre os cinco maiores hospitais do estado que são referências nesse processo e prepara uma agenda de atividades durante todo o mês com vistas à promoção desta Campanha. Segundo a CIHDOTT, desde o início deste ano, já foram retirados para doação 67 pares de córneas e 10 doações de múltiplos órgãos (coração, rins, fígado e pulmão).