Primeira etapa da “Trilha da Segurança” aborda a Identificação Correta do Paciente

Publicado em: 21/03/2024 Atualizado em: 21/03/2024 Por: Rubens Souza

Outros momentos do Protocolo de Segurança do Paciente serão abordados em outras etapas

Nos dias 13 e 14 de março, o Complexo de Saúde São João de Deus promoveu a “Trilha da Segurança – 1ª etapa”, uma ação para reforçar e garantir a qualidade e a segurança no atendimento aos pacientes. Realizado no hall do Bloco Cirúrgico, o treinamento convocou todos os colaboradores do CSSJD com o objetivo de enfatizar a importância da identificação correta do paciente.

A iniciativa, organizada pela Gerência de Ensino e Pesquisa em conjunto com o Núcleo de Segurança do Paciente e Comunicação, tem por objetivo reduzir a incidência eventos adversos, como erros de medicação ou tratamento inadequado, e permite a personalização do cuidado com base nas necessidades individuais dos pacientes.
Durante os dois dias de atividades, que se estenderam das 08h30min. às 21h30min., profissionais de diversas áreas receberam orientações e participaram de discussões sobre práticas seguras de identificação dos pacientes, fortalecendo assim os protocolos de segurança e aprimorando os padrões de atendimento médico no Complexo de Saúde São João de Deus.

Para finalizar a ação desta primeira etapa da “Trilha da Segurança”, um vídeo ilustrativo das etapas de identificação do paciente foi gravado e será divulgado no dia 23 de março, às 10h, para todos os profissionais do CSSJD e para o público externo por meio da TV Corporativa e redes sociais!

A próxima etapa do projeto, contempla a parte voltada à comunicação entre os profissionais da saúde e será divulgada nos próximos dias!