Novo acelerador linear é nosso! Equipamento foi anunciado durante visita da secretária de finanças, Gleide Andrade

Publicado em: 11/10/2023 Por: Letícia Ferreira

Com o equipamento o hospital ampliará o número de atendimentos em até 42%

Referência para a alta complexidade, o Complexo de Saúde São João de Deus – CSSJD confirmou nesta segunda-feira, 09 de outubro, uma importante notícia para os pacientes oncológicos! O Hospital do Câncer receberá um novo equipamento para Radioterapia. O anuncio foi feito durante a visita da Secretária Nacional de Finanças e Orçamento do Partido dos Trabalhadores, Gleide Andrade, e da Deputada Estadual, Macaé Evaristo.

A busca por este recurso começou com o empenho dos Diretores do CSSJD que, após visitas ao Ministério da Saúde, conseguiram que médicos Radioterapeutas da Unidade, fossem à Brasília, para relatar como o apoio deles poderia ser essencial para elevar o nível da assistência aos pacientes de 50 munícipios. Ao todo foram anunciados R$ 7.250.000,00 milhões para a compra de um novo acelerador linear que vem substituir o atual, que em dezembro, deixará de receber assistência do fabricante, pois atingiu o limite de sua vida útil.

Além das representantes do Governo, a visita contou ainda com a participação dos Médicos Radioterapeutas, Diretores e Gestores do CSSJD, além da ACOM – Associação de Combate ao Câncer do Centro Oeste Mineiro, grande parceira do CSSJD, que realiza um trabalho de apoio aos pacientes do Hospital do Câncer. 

Durante o encontro, Dr. Jonathas Torraca, que foi um dos responsáveis por reforçar a importância deste equipamento aos Parlamentares, destacou que esse investimento contribuirá significativamente para a expansão e modernização dos serviços de radioterapia, beneficiando não apenas os pacientes da região, mas também suas famílias. “Além da renovação do parque tecnológico da Radioterapia, este novo acelerador de alta tecnologia agregará novas técnicas, aumentando o número de atendimentos diários, a velocidade do tratamento e a redução do tempo total das sessões de radioterapia. Tudo isso com maior conforto para o paciente e menos efeitos colaterais”, detalhou. 

A Deputada Estadual, Macaé Evaristo, durante seu discurso, falou sobre a importância de colocar em pauta a saúde e como o novo equipamento poderá desafogar todo Estado.  “Quando recebemos o diagnóstico, precisamos do tratamento e, precisamos democratizar não só o acesso à saúde, mas também à alta tecnologia. Afinal, ficamos sensibilizados com as histórias de pacientes e toda família, que sofrem durante o tratamento oncológico. Mas quando ouvimos tecnicamente a importância que este equipamento fará para milhares de vidas, não somente para a região, mas, também todo Estado, sabemos que estamos seguindo para o caminho certo”, destacou.  

A Secretária Nacional de Finanças e Orçamento do Partido dos Trabalhadores, Gleide Andrade, se emocionou ao relembrar que perdeu sua irmã para o câncer e o quanto o Centro-Oeste Mineiro é esquecido quando há destinação de verbas do Estado. “Somos movidos por grandes paixões, na dor ou na felicidade. Eu perdi uma irmã para o câncer há dois anos, e digo que é uma dor muito cruel. Então, quando algumas autoridades e o André (Diretor Presidente do CSSJD), despretensiosamente, me procurou para a aquisição desse aparelho, esta se tornou nossa luta. Fomos até o Helvécio Magalhães (Secretário de Atenção Especializado à Saúde do Ministério da Saúde), que é de Minas e conhece tudo sobre o São João de Deus. Apresentamos a proposta e ele rapidamente mostrou empenho para esta conquista e, para a nossa felicidade, na quarta-feira, 04 de outubro, ele me ligou e afirmou que estava autorizado o empenho para a compra desse acelerador linear. Passado isso, a cada conversa com os profissionais do CSSJD, entendemos seu grau de importância e o diferencial que ele fará para a saúde da região”, descreveu Gleide. 

A aquisição deste novo aparelho é um sonho desta Gestão do CSSJD, que proporcionará uma assistência ampliada e completa aos pacientes em radioterapia na Região Oeste. Atualmente, são realizadas uma média de 1.900 sessões de radioterapia por mês, sendo o CSSJD o terceiro maior hospital oncológico de Minas Gerais. Atualmente, de 15 a 20% dos nossos pacientes são encaminhados para Belo Horizonte para realizarem outras modalidades de radioterapia que não são ofertadas na instituição. 

Para a Diretora Executiva CEO do CSSJD, Elis Regina Guimarães, a conquista deste equipamento, em apenas quatro meses, reforça a importância da atuação conjunta entre políticos, instituições de saúde e a sociedade em prol da melhoria do sistema de saúde e do bem-estar da população. “Saúde se constrói pautada na legislação e nos Protocolos de Segurança do Paciente. Nossa peregrinação iniciou ainda em 2019, quando começamos as visitas à Brasília e por incrível que pareça, em menos de quatro meses, por intervenção destas duas mulheres fortes (Gleide e Macaé), foi entregue hoje, os recursos para a compra deste aparelho. Elas não possuem a noção de vidas, não só de qualidade, mas oportunidade de salvar vidas. Nosso trabalho é muito sério. Somos o único hospital dessa região, e temos que agradecer ao SUS, pois ele representa 90% dos pacientes. Vocês (Gleide e Macaé) são abençoadas, nossa região tem uma dívida com vocês, assim como os pacientes em radioterapia”. 

Elis acrescenta sua preocupação aos pacientes que poderiam ser desassistidos, caso o acelerador não fosse trocado. “Me preocupava muito deixarmos esses pacientes sem tratamento, não só pela falta, mas pela qualidade. Somos o único hospital do Centro-Oeste a realizar este tratamento e o realizamos com muita dignidade. Hoje, tratamos 50 pacientes neste aparelho antigo, contudo sua  empresa fabricante,  anunciou em 2019 que não realizaria mais assistência técnica. Fizemos um investimento para a aquisição de peças na época, mas agora, o software também será descontinuado em dezembro, mesmo pagando R$ 80 mil de manutenção. Já no outro acelerador, atendemos 60 pacientes, com capacidade para muito mais, pois é um modelo atual, mas estamos segurando, porque se o antigo quebrar, ele que nos dará um suporte. Além disso, não tínhamos um tomógrafo específico para auxiliar neste tratamento, o nosso ficou encaixotado por um ano,  pois sua instalação dependia da liberação do projeto por parte da VISA – Vigilância Sanitária. Agora, paralelo, estamos com o aparelho instalado e esta nova aquisição. Deus vai encaminhando”, destaca. 

Ao realizar a substituição do antigo acelerador para este modelo mais moderno, o Hospital do Câncer passará a contar com dois aceleradores lineares de última geração, podendo realizar uma média de 2.700 sessões por mês, um aumento de 42%. 

O Complexo de Saúde São João de Deus reforça o agradecimento à Secretária Nacional de Finanças e Orçamento do Partido dos Trabalhadores, Gleide Andrade, e à Deputada Estadual, Macaé Evaristo, pelo apoio e empenho nesta conquista, que beneficiará não apenas o Hospital do Câncer, mas toda a Região Ampliada Oeste.