Médico do CSSJD ministra treinamento no IRCAD sobre a implantação do menor marca-passo do mundo

Publicado em: 10/05/2024 Por: Carol Castro

Médico do CSSJD ministra treinamento no IRCAD sobre a implantação do menor marca-passo do mundo

O médico Cardiologista do Complexo de Saúde São João de Deus - CSSJD, Dr. Daniel Soares Sousa, juntamente com outros especialistas do país, conduziu um treinamento para profissionais de saúde de diversas regiões do Brasil, focando na técnica de implantação do menor marca-passo do mundo, em uma versão sem eletrodo. A ação foi realizada no Instituto de Treinamento em Cirurgias Minimamente Invasivas - IRCAD, em Barretos - SP, e foi palco de um evento significativo que levou conhecimento médico avançado para todo o Brasil. 

O treinamento realizado nos dias 25 e 26 de abril, apresentou uma técnica considerada como: implante de um marcapasso “invisível” devido à ausência de cicatrizes ou marcas pós-operatórias no paciente. O sucesso deste treinamento no IRCAD é um passo importante para a medicina brasileira, promovendo uma técnica que pode melhorar significativamente a qualidade de vida dos pacientes que necessitam de marca-passos, ao mesmo tempo, em que eleva o padrão de cuidados médicos em todo o país.

O Dr. Daniel Soares compartilhou sua experiência ao final do evento. “Fiquei muito honrado com o convite para ser um dos instrutores deste curso, ao lado de três renomados médicos brasileiros. O IRCAD é reconhecido mundialmente por sua excelência em treinamentos de cirurgia minimamente invasiva, atraindo médicos de todo o globo. Este curso específico sobre o marca-passo sem eletrodo foi uma combinação de teoria e prática, onde compartilhamos conhecimentos e realizamos treinamentos práticos em modelos animais, utilizando suínos para simulação do procedimento.”

Além disso, o Dr. Daniel Soares pontuou sua satisfação em ver médicos de todas as regiões do Brasil, incluindo alguns que foram seus professores, participando ativamente do treinamento e também ressaltou a importância do evento. “A disseminação desse conhecimento é crucial para capacitar mais médicos a realizar o implante deste marca-passo, que oferece inúmeros benefícios em comparação aos dispositivos convencionais, como a ausência de cicatrizes visíveis e complicações relacionadas aos eletrodos,” salientou.

Recentemente Dr. Daniel Soares realizou em equipe e de forma inédita no Centro oeste de Minas, uma cirurgia de implantação de marca-passo, sem eletrodos no Complexo de Saúde São João de Deus. Este foi o segundo caso realizado no estado de Minas Gerais e a matéria completa está disponível em nosso site www.cssjd.org.br.

O procedimento realizado no CSSJD e o treinamento executado em Barretos apenas reforça o valor que a instituição tem de “desenvolver e reter talentos”, além de contribuir para a visão de consolidarmos “como um dos melhores complexos de saúde filantrópicos do Brasil"!