Estudantes de Enfermagem colocam em prática aprendizagem de atendimento à Urgência e Emergência

Publicado em: 13/05/2019 Atualizado em: 13/05/2019 Por: Isadora Santana

O simulado é um exercício prático que imita uma situação real, cuja finalidade é avaliar a eficiência dos planos de emergência já estudados em teoria

Sabendo que a qualificação profissional é a chave para um excelente atendimento, o Complexo de Saúde São João de Deus - CSSJD por meio de sua Escola Técnica vem cumprir com a missão de ser excelente no cuidado, na medicina e na produção do conhecimento ao promover mais um treinamento. Foi realizado no dia 09 de maio, o II Simulado de Urgência e Emergência.

O projeto foi realizado e coordenado pelas Supervisoras de Estágio, Dayane Albino e Luana Bueno. Para reforçar a capacitação, os alunos contaram com a ajuda extra do Professor André Pires Custódio que trabalha há 8 anos no CSSJD com aulas de Primeiros Socorros e por 30 anos serviu ao Corpo de Bombeiros, sendo hoje, um militar reformado.

Segundo a Gerente de Ensino e Pesquisa do CSSJD, Joelma Emirene Dias Cunha, o simulado é um exercício prático que imita uma situação real, cuja finalidade é avaliar a eficiência dos planos de emergência já estudados em teoria. “Normalmente, o simulado é a última fase da etapa de preparação, já que o exercício foi, na maioria das vezes, precedido de um estudo de análise de riscos em que possíveis cenários foram identificados, suas consequências foram avaliadas e os recursos e procedimentos necessários para o atendimento emergencial foram adquiridos e estabelecidos”, afirma.

Ao todo participaram do II Simulado de Urgência e Emergência 42 alunos, sendo divididos em duas equipes, Vermelha e Amarela, quando cada uma representou os Socorristas do SAMU e o Atendimento Intra-Hospitalar da Sala Vermelha, respectivamente.