Tecnologia à serviço da vida - Equipamentos da Sala Cirúrgica Oncológica do CSSJD são renovados com apoio da ACCCOM

Publicado em: 09/04/2019 Atualizado em: 11/04/2019 Por: Isadora Santana

A parceria com a Associação é de longa data e vem possibilitando a ampliação dos serviços da Unidade Oncológica do CSSJD

Ao mesmo tempo em que procuram implementar ações para um atendimento de excelência, o Complexo de Saúde São João de Deus e a ACCCOM - Associação de Combate ao Câncer do Centro Oeste de Minas entendem que salvar vidas exige que toda a estrutura hospitalar receba permanente renovação e atualização. Desta forma, as instituições promoveram a inauguração da Sala Cirúrgica Oncológica, no dia 11 de abril, no auditório do CSSJD. Todos os equipamentos do local foram totalmente renovados graças a Campanha de Natal, realizada pela ACCCOM em 2017.

A parceria com a Associação é de longa data e vem possibilitando a ampliação dos serviços da Unidade Oncológica do CSSJD, ou Hospital do Câncer como é mais conhecido, por meio de campanhas de doações em Divinópolis e na região, as quais têm sido acolhidas com generosidade pela população.

Assim, a Campanha de Natal 2017 de “Mãos Dadas com a Esperança” promovida pela ACCCOM com o objetivo de reestruturar os equipamentos da Sala Cirúrgica Oncológica do CSSJD foi amplamente abraçada pela comunidade. Com a beneficência da população, ao longo de 2018, foram investidos R$440.000,00 na aquisição de equipamentos de ponta como aparelho de anestesia, foco duplo de teto, mesa cirúrgica completa, monitor de sinais vitais e maca de transporte hidráulica.

Ressalta-se que desde 1° de janeiro de 2016 até o dia 03 de abril de 2019, foram realizadas 7.224 cirurgias oncológicas, número expressivo e que evidencia a importância desta iniciativa.

Desta forma, a cerimônia celebrou e fortificou ainda mais os laços existentes entre as duas instituições, além de ter sido um novo marco na história dos atendimentos cirúrgicos oncológicos, tendo em vista que a sala foi totalmente equipada pela primeira vez em 2006 e entregue também pela ACCCOM.  

Evento

A cerimônia contou com a participação dos médicos Dr. Gustavo Aurichio Cordeiro, Cirurgião Oncológico do CSSJD e Diretor Técnico da ACCCOM, Dr. Cristiano Guimarães Faleiros, Vice-Diretor Clínico e Coordenador Médico do Centro Cirúrgico do CSSJD além de ser Membro do Conselho Técnico Científico da ACCCOM. Também participaram do evento o Sr. Wilson Martins de Freitas, Presidente Voluntário da ACCCOM e a Sra. Elis Regina Guimarães, Superintendente Geral do Complexo de Saúde São João de Deus.

Na oportunidade dois convidados puderam expor suas experiências com a Associação e o com o Complexo de Saúde. O Sr. José Maurício da Costa, foi um investidor financeiro da Campanha "De Mãos Dadas com a Esperança" e contou os motivos que o levaram a apoiar a iniciativa. A Sra.Tatiana da Silva dos Santos é paciente oncológica e contou sua superação de vida e como a modernização da Sala Cirúrgica foi fundamental para que sua cirurgia fosse bem sucedida.