Elis Regina Guimarães faz história em Divinópolis e tem sua biografia registrada em livro de 109 anos da cidade

Publicado em: 29/06/2021 Por: Matheus Tavares

Elis Regina Guimarães e um novo tempo para a saúde de Divinópolis e região
A Diretora Presidente do Complexo de Saúde São João de Deus, Elis Regina Guimarães agora tem sua biografia registrada na história de Divinópolis! Reconhecida por toda a sociedade pelo seu brilhante trabalho de recuperação do São João de Deus e pela gestão que é modelo para diversas instituições pelo país, ela foi selecionada para integrar o seleto grupo de 109 personalidades que fizeram história e contribuíram para o crescimento da princesinha do Oeste, apelido carinhoso herdado pela cidade que completou no último dia 01º de junho, 109 anos!
 
Intitulado “109 histórias marcantes de Divinópolis”, o livro teve a competente jornalista Sônia Terra e o também jornalista e historiador Welber Skaull como idealizadores e organizadores. A obra foi lançada no dia 23 de junho durante uma live, fazendo parte da agenda de eventos da Secretaria Municipal de Cultura em comemoração pelo aniversário dos 109 anos de Divinópolis!
 
A entrega do livro à Diretora Presidente do Complexo de Saúde São João de Deus ocorreu durante a confraternização da Festa Junina, realizada no pátio da instituição para os colaboradores. Emocionada ela discursou relembrando os desafios e vitórias conquistadas ao longo da gestão. “Agradeço a todos pelo o carinho! Ser reconhecida com esta homenagem é um grande presente para mim e que dedico a todos vocês profissionais que atuam com todo o amor e comprometimento em nosso hospital”, agradeceu Elis. 
 
O Complexo de Saúde São João de Deus parabeniza agradece os idealizadores do projeto, Sônia Terra e Welber Skaull por valorizar a história de nossa querida Divinópolis e valorizar aquelas pessoas que contribuem ou contribuíram ativamente para o crescimento da cidade!
 

[CONTEÚDO DO LIVRO]

Elis Regina Guimarães e um novo tempo para a saúde de Divinópolis e região

Ao longo de mais de 53 anos de história, o Complexo de Saúde São João de Deus enfrentou vários desafios. O mais recente deles foi uma grave crise financeira, em meados de 2011, momento em que passaram pela instituição diversos gestores. No entanto, após intervenções do Ministério Público, a chegada de Elis Regina Guimarães, em 2016, foi fator determinante para a mudança de realidade do então Hospital São João de Deus.

Nascida em Patos de Minas, no dia 05 de fevereiro de 1970, Elis Regina Guimarães sempre enfrentou seus desafios de frente, com coragem e determinação. A formação em Administração surgiu como uma necessidade, uma vez que o pai possuía uma empresa na cidade e o sonho de cursar jornalismo parecia cada vez mais distante. Desta forma, Elis se encontrou na administração e trilhou uma carreira brilhante, levando consigo importantes princípios, como a valorização dos estudos e o apoio familiar.

A formação acadêmica também foi essencial, pois foi através dela que Elis conseguiu se qualificar e atingir seus objetivos. Além da graduação em Administração, concluída em 1996, ela também possui pós-graduações e diversas especializações. A primeira delas foi a pós-graduação foi em Administração Hoteleira, concluída pela UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) e SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), naquele mesmo ano.

Na sequência, fez as especializações de Repasse de Metodologia do Programa de Excelência nos Serviços de Saúde, do Sebrae/MG em 2000 e Excelência em Serviços de Saúde e Desenvolvimento Empresarial, da Pró-Saúde Associação Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, em 2001. No período de 2004 a 2005, concluiu sua pós-graduação em Gestão Hospitalar, realizada no IPH Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Pesquisas Hospitalares e Pró-Saúde.

Também integram o currículo de Elis Regina Guimarães, o MBA Executivo em Saúde, pela Fundação Getúlio Vargas, realizado entre 2008 e 2010; Aperfeiçoamento em Gestão para o Terceiro Setor, pela FUNDAMIG, em 2013; além das pós-graduações em DRG Diagnosis Related Groups Governança Clínica, Gestão da Qualidade Assistencial e Codificação da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais da Fundação Educacional Lucas Machado (FELUMA), entre 2018 e 2019 e em Gestão Estratégica em Saúde, pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, recém concluído em 2021.

Com importantes passagens em grandes instituições de saúde como o Hospital São Camilo, Pró-Saúde e Unimed BH, aprendeu que para ser um grande gestor não basta apenas conhecer sobre gestão. É preciso entender como cada área da instituição se desenvolve, conhecendo como cada processo começa e termina.

Da infância simples no Alto Paranaíba até as grandes experiências nesses mais de 22 anos na área da saúde, Elis Regina sempre apostou na inovação, trabalhando com ética, transparência e honestidade. E um desses grandes trabalhos está sendo realizado no Complexo de Saúde São João de Deus. Acompanhada de uma equipe altamente qualificada e apaixonada pela vida, Elis participou ativamente de uma transformação do São João de Deus, resgatando não apenas a parte financeira, mas também a confiança de uma instituição cuja história se confunde com a do município. Todo esse processo foi resultado de muito trabalho, que permitiu a instituição virar a página da crise e resgatar a sua credibilidade.

No aniversário de 50 anos, em 2018, o Hospital São João de Deus deu mais um grande passo em sua imensa história, se tornando Complexo de Saúde São João de Deus - CSSJD. Hoje, o CSSJD é considerado uma instituição estratégica na Região Assistencial Ampliada Oeste, sendo credenciado para serviços de Alta Complexidade.  São mais de 33 mil m² de área, 370 leitos de internação e 56 especialidades médicas.

Os desafios vão continuar surgindo, sendo o mais recente a pandemia da COVID-19. No entanto, esses obstáculos se tornaram combustível para uma equipe guiada pelas mãos de uma gestora que sempre busca o melhor, trabalhando para modernizar a estrutura do CSSJD e oferecer uma assistência de excelência a uma população de 1,3 milhão de pessoas de 53 municípios do Centro-Oeste mineiro.

Quase cinco anos após a sua chegada, a relação entre Elis e São João de Deus é sem dúvida, uma das grandes histórias de Divinópolis. Assim como Divinópolis e São João de Deus encontraram em Elis Regina Guimarães um exemplo de força, dedicação e pioneirismo, temos a certeza que ela também enxerga o São João de Deus e Divinópolis como lugares especiais. Da  mesma forma que Elis e sua equipe mudaram a história do Complexo de Saúde São João de Deus, o povo divinopolitano sabe que a cidade também mudou a história dela.

Além de filha, mãe, gestora, também podemos considerar Elis Regina Guimarães uma divinopolitana de coração. Uma mulher apaixonada pela vida e pelo que faz, dona de uma história que merece estar entre as grandes de Divinópolis e será para sempre lembrada com muito orgulho por todos os divinopolitanos!