CSSJD sedia 1ª Jornada de Clínica Médica

Publicado em: 20/10/2023 Por: Letícia Ferreira

Encontro reuniu especialistas de diversos segmentos da saúde proporcionando vasta interação multidisciplinar

O Complexo de Saúde São João de Deus – CSSJD sediou a 1ª Jornada de Clínica Médica – Capítulo Oeste, neste mês de outubro. 

O evento, que é promovido pela SBCM - Sociedade Brasileira de Clínica Médica Regional de Minas Gerais, contou conteúdos ricos em conhecimento científico, além de reunir especialistas de diversos segmentos da saúde proporcionando vasta interação multidisciplinar. 

Para um dos idealizadores desta edição e membro do Corpo Clínico do CSSJD, Dr. Rufino de Freitas Silva, o evento foi um sucesso. “Ultrapassamos nossa estimativa de público e tivemos uma participação muito efetiva dos médicos, residentes e preceptores da instituição. O evento foi uma excelente oportunidade para participar de estudos sobre diversos casos clínicos e os desafios desta carreira que é uma das principais especialidades, afinal, o Clínico Geral é o profissional que realiza, na maioria das vezes, o primeiro contato com o paciente e, é o integrador do cuidado. Agora, nossa Jornada continuará em Juiz de Fora, Pouso Alegre e outras cidades do nosso Estado, momento em que nos preparamos para o Congresso Mineiro de Clínica Médica, que acontece em outubro de 2024”, destacou o Clínico.

O evento foi aberto a todos os profissionais da saúde e entre os palestrantes estavam os membros do Corpo Clínico do CSSJD,  Dr. Alair Rodrigues Araújo, Dr. Alexandre Lúcio Assunção e o Dr. Augusto Cabral que abordaram os temas “Ética Médica em Tempos de Telemedicina” e “Desafios da comunicação com a evolução tecnológica”, e “Comunicação de Notícias Difíceis”, respectivamente. 

Segundo com o Gerente Assistencial, João Francisco Avelar, os temas abordados foram essenciais para a promoção de conhecimento tanto para a área médica, quanto assistencial, beneficiando inúmeros pacientes. “Este foi um momento importante onde possibilitou construir novos propósitos no âmbito assistencial e estratégico”, pontuou.

Para a Diretora Executiva – CEO do CSSJD, Elis Regina Guimarães, a visão inovadora como um dos valores da instituição está atrelada a qualificação profissional, e o São João de Deus, por possuir um Corpo Clínico extremamente qualificado, têm o compromisso de transmitir este conhecimento. “Realizamos este importante evento coroado com nomes respeitadíssimos do meio clínico, como a renomada Dra. Aline Yehia, de Belo Horizonte, e outros tantos nomes de prestígio. Parabenizo o Dr. Rufino pela iniciativa e agradeço imensamente a todos os palestrantes, em especial a Dra. Aline, que se dispuseram a vir ao nosso Complexo de Saúde e agregaram muito conhecimento. Orgulhosamente, o CSSJD se torna cada vez mais referência em assistência”, afirmou Elis.   

Ao promover eventos como este o CSSJD vem cumprir e reforçar sua visão de “consolidar-se como um dos melhores complexos de saúde filantrópicos do Brasil em gestão assistencial, promovendo conhecimento, inovação e excelência em processos”.