CSSJD registra primeira inserção de PICC em adulto

Publicado em: 17/09/2021 Por: Matheus Tavares

Procedimento foi bem sucedido e trouxe mais tranquilidade à paciente

O dia 04 de setembro ficará marcado na história do Complexo de Saúde São João de Deus. Nesta data foi realizada a primeira inserção de PICC (Cateter Venoso Central de Inserção Periférica) em um adulto na instituição. O procedimento inédito foi realizado pela Coordenadora de Enfermagem da UTI Neopediátrica, Milene de Oliveira Gonçalves e pela Enfermeira Suellen Edilaine Souza Quirino, em razão da experiência que já tinham neste procedimento com cateteres pediátricos na instituição. 

O PICC ou Cateter Venoso Central de Inserção Periférica é um tubo de silicone, fino e longo, com comprimento entre 20 e 65 centímetros, que é introduzido na veia do braço até chegar a veia do coração, sendo utilizado para administração de medicamentos, como antibióticos, quimioterapia e soro.

Segundo a Coordenadora da UTI Neopediátrica, Milene de Oliveira Gonçalves, o procedimento só foi possível graças a união de esforços para a aquisição do PICC adulto, já que o pediátrico não teria o comprimento necessário para a paciente. O cateter foi puncionado em uma paciente que precisava ser submetida a uma terapia venosa, de concentração mais alta. Entretanto, a mesma estava receosa quanto ao procedimento por traumas vividos anteriormente. “Ela foi puncionada no local onde ela gostaria, onde ficou mais fácil para ela se mexer, sem comprometer nada. É um procedimento que causa menos dor ao paciente, tem um custo menor, com menor risco de infecção ou de outro problema”, explicou. 

O Gerente Assistencial do Complexo de Saúde São João de Deus, João Francisco Avelar comemorou o sucesso da primeira inserção de PICC em adulto na instituição. “Foi um procedimento sem intercorrência, com o cateter bem posicionado. Fico muito feliz com o resultado, que mostra a importância da nossa equipe na instituição”, avaliou. 

Além de estabelecer uma relação de confiança entre equipe e a paciente, ações como esta refletem um dos valores do Complexo de Saúde São João de Deus, que é colocar o cliente como centro do cuidado, mostrando que todos os esforços realizados pela equipe são em busca do bem-estar e de uma boa recuperação dos pacientes.