CSSJD reconstrói artéria Aorta e parede torácica de paciente em tempo recorde e salva sua vida após grave acidente de carro

Publicado em: 08/05/2021 Por: Matheus Tavares

Sucesso do procedimento coloca instituição como referência para o Estado e até para o país
 
A história de N.J.B.C., de 31 anos, poderia ser um roteiro de filme, mas longe de uma ficção, o fato aconteceu em outubro de 2020, na cidade de Itaguara, Minas Gerais. Ela e sua filha estavam indo de Belo Horizonte para a casa do pai, quando um veículo bateu de frente com o carro em que elas estavam. 
 
Enquanto a filha foi encaminhada para Itaúna, pois havia sofrido ferimentos leves ao sofrer lesões no rosto, a mãe, que dirigia o veículo, sofreu lesões no tórax, o que gerou várias complicações, sendo encaminhada para a Sala Vermelha do Complexo de Saúde São João de Deus. 
 
Ao chegar na instituição, ela foi atendida pelo Cirurgião Endovascular, Dr. Ricardo Okawa, que imediatamente deu início ao processo da criação de uma prótese de aorta torácica devido a um quadro de dissecção traumática da artéria, causando risco de vida elevado, uma vez que além de uma laceração no tórax, ela apresentou lesões múltiplas. “Nós conseguimos medir, calcular o tamanho, encomendar e implantar a prótese em menos de 12 horas, depois do trauma dela. Um tempo recorde. Depois entrou a equipe do Dr. Lucas Fragoso, da cirurgia torácica, que reconstruiu a parede torácica da paciente. Foi um grande sucesso!”, comenta Dr. Ricardo.  
 
O êxito do procedimento mostra que, o Complexo de Saúde São João de Deus pode ser considerado referência em Alta Complexidade não só em Minas Gerais, mas em todo o Brasil, de acordo com o Dr. Ricardo Okawa. “Quando ela voltou para o retorno, após seis meses, estava totalmente recuperada. É uma paciente da capital mineira, que preferiu continuar o tratamento pós-operatório dela aqui. Em sua última consulta, ela afirmou que ao realizar um exame no Centro de Tecnologia de Imagem, em Belo Horizonte, o médico assustou com a perfeição do procedimento e o quanto, em pouco tempo, ela estava recuperada”, explica o Dr. Ricardo.
 
Após a cirurgia, a paciente continua recebendo cuidados e acompanhamento de toda a equipe do CSSJD. Hoje, ela lembra com gratidão de todos os momentos vividos no São João de Deus. “Cuidaram muito bem de mim. Lembro que a equipe do CTI foi tão carinhosa e atenciosa quanto os médicos. Não tenho palavras para descrever, o quanto eles investiram, trabalharam e fizeram até além do que estava ao alcance deles para o sucesso do meu tratamento. Agradeço a todos, desde aos que me resgataram no acidente, até o dia em que eu ganhei alta, foi excepcional o trabalho de todos os profissionais para salvar a minha vida”, afirma a paciente.
 
O CSSJD parabeniza todas as equipes envolvidas no procedimento e recuperação da paciente e deseja muita saúde para a N. J. B. C. Histórias como essa são exemplos para que a nossa instituição siga o propósito de cuidar do nosso maior valor: a vida!