CSSJD recebe homenagem pelo seu trabalho de excelência no combate a transmissão vertical de HIV

Publicado em: 03/02/2023 Atualizado em: 03/02/2023 Por: Ígor Borges

Premiação fortalece e gratifica o desempenho da instituição na assistência às gestantes soropositivas

O Complexo de Saúde São João de Deus – CSSJD recebeu na última sexta-feira, 27 de janeiro, uma homenagem pela efetividade do trabalho da instituição perante o combate da transmissão vertical do vírus da Imunodeficiência Humana - HIV. O hospital recebeu a certificação junto à Prefeitura Municipal de Divinópolis, que foi reconhecida com o Selo Ouro do Ministério da Saúde. 

A transmissão vertical nada mais é do que a transmissão do vírus HIV da mãe para o filho, durante a gestação através da placenta e após o parto pela amamentação. Diante disso, o CSSJD possui um atendimento de excelência, em que a gestante soropositiva é identificada assim que entra na unidade através de testes rápidos. Dessa forma, ao identificar a presença de HIV, a equipe da maternidade segue uma linha de conduta e preservação do bebê, para que o mesmo não tenha contato com o vírus. O cuidado se estende por seis semanas, com o uso de medicações adequadas para que não ocorra a transmissão.

O Gerente Assistencial, João Francisco Avelar, representou a instituição na premiação e destacou a importância da mesma. “Esta certificação mostra o compromisso e a efetividade do trabalho em rede. No CSSJD, a gestante admitida em trabalho de parto realiza quatro testes (HIV, VDRL, HBS B e C), e caso um destes venha a positivar, medidas preventivas para transmissão vertical são realizadas. Seguimos protocolos clínicos e terapêuticos, tanto com a mãe, quanto com o recém-nascido. Por isso, parabenizo toda a equipe pelo empenho e profissionalismo na condução a uma assistência de qualidade”, pontuou.

Para a Coordenadora Pediátrica, Dra. Viviane Magalhães, o sucesso no combate à transmissão vertical é fruto de um trabalho longo e duradouro. “O tratamento implantando e proporcionado pelo CSSJD é do Ministério da Saúde, antes pertencente a um programa estadual chamado Maternidade Segura. Nele, eram providenciados testes para identificar se a mãe era portadora, interrompendo a amamentação e iniciando o tratamento do bebê. Mesmo após o término do programa, o hospital continuou adotando tal política até alcançarmos esse nível de excelência”, relatou. 

O Complexo de Saúde São João de Deus agradece ao Ministério da Saúde pela premiação e à Prefeitura Municipal de Divinópolis pela parceria, que respalda o trabalho feito pela equipe na instituição, contribuindo para uma assistência de excelência, com a visão de nos consolidarmos como um dos melhores complexos de saúde filantrópicos do Brasil em gestão assistencial promovendo conhecimento, inovação e excelência em processos.