CSSJD participa do 43º Congresso Brasileiro de Cirurgia de Mão

Publicado em: 04/09/2023 Por: Filipe Motta

Evento é o maior encontro de cirurgiões de mão de todo País

O Complexo de Saúde São João de Deus - CSSJD esteve representado no 43º Congresso Brasileiro de Cirurgia de Mão, o maior encontro de cirurgiões de mão do país, que ocorreu entre os dias 16 e 19 de agosto, em Nova Lima/MG, representado pelos cirurgiões Dra. Marcella Rodrigues, Dr. Wendel Parreira Costa e Dr. Carlucci Martins Lopes.  

O Congresso ofertou diversas atividades significativamente enriquecedoras para o avanço da cirurgia de mão, com uma programação científica diversificada, incluindo salas simultâneas, workshops, sessões de vídeos e simpósios internacionais, como o Simpósio de Artroscopia da Sociedade Internacional de Artroscopia de Punho (IWAS) e o Encontro de Microcirurgia em conjunto com a Sociedade Brasileira de Microcirurgia Reconstrutiva (SBMR).   

O CSSJD se uniu aos demais cirurgiões de mão do país, reforçando a relevância do evento como um espaço para a troca de experiências e conhecimentos, bem como interação com os convidados estrangeiros, enriquecendo o evento com uma perspectiva internacional.   

Durante o congresso a Dra. Marcella Rodrigues apresentou trabalhos científicos provenientes do CSSJD, destacando casos de trauma atendidos pela equipe, além de participar de uma mesa redonda focada em fraturas em crianças, onde pôde contribuir com sua expertise e perspectiva.  

A Dra. Marcella também palestrou sobre a Importância das Mídias Sociais no Campo da Cirurgia de Mão, destacando como essas plataformas podem ser utilizadas para disseminar informações relevantes e educacionais para a população e também para outros médicos.  

De acordo com a Dra. Marcella Rodrigues, o congresso proporciona insights valiosos e permite compartilhamento de avanços em cirurgia de mão, enriquecendo a troca de conhecimentos entre os profissionais presentes. “O Congresso Brasileiro de Cirurgia da Mão reúne cirurgiões de mão de todo país, além de convidados internacionais. É um momento importante para apresentarmos as técnicas que temos feito aqui no nosso serviço no CSSJD e também para aprendermos novas tecnologias e inovações que estão acontecendo no mundo”, pontua.  

O Dr. Carlucci Martins, também comentou sobre a experiência. “Muito bom atualizar e ver novas tendências na Cirurgia de Mão e membro superior. Oportunidade excelente também de encontrar os amigos que fizemos pelo caminho”, ressalta.  

Segundo o Dr. Wendel Parreira Costa, é de conhecimento geral que, nos dias atuais, a informação alcança todas as classes, e isso não é diferente no campo médico. No entanto, o encontro presencial traz consigo uma rede de contatos, a possibilidade de discutir casos e experiências, algo que não é possível durante o processo de pesquisa. Isso foi evidenciado no 43° Congresso Brasileiro da Cirurgia da Mão, onde o evento trouxe convidados de vários países, além dos respeitados colegas brasileiros que compõem a Sociedade Brasileira da Cirurgia da Mão, entre inúmeros outros profissionais do nosso país. “A apresentação de novos materiais, como implantes de órteses e próteses, bem como os cursos pré-congresso, incluindo microcirurgia da mão, laboratórios com cadáveres frescos congelados e atividades práticas "hands on", contribuíram para criar uma cena de grande impacto. Toda essa interação proporcionou uma renovação ao compromisso de uma prática médica sempre fundamentada na ciência e em boas práticas clínicas, com o objetivo de aprimorar o tratamento e o bem-estar dos pacientes”, destacou Dr. Wendel.  

A participação do CSSJD através de sua equipe de cirurgiões reafirma o compromisso da instituição com a excelência na realização da cirurgia de mão, e a constante busca pelo aprimoramento e inovação em diversos campos médicos.