CSSJD participa do 31º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos em Brasília

Publicado em: 17/08/2023 Por: Letícia Ferreira

Diretores estiveram presentes no momento da aprovação do Projeto de Lei, na Câmara dos Deputados, que visa revisão periódica da remuneração dos serviços prestados ao SUS

O Complexo de Saúde São João de Deus – CSSJD participou, entre os dias 15 e 17 de agosto, do 31º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, em Brasília. O evento, realizado pela Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas - CMB, com o apoio e a presença do Ministério da Saúde e Governo Federal, em que foram debatidas as principais tendências e soluções para o setor, conectando Gestores, Parlamentares e entidades. 

Estiveram presentes representando o CSSJD, o Diretor Administrativo Jurídico, André Waller, e a Diretora Presidente, Elis Regina Guimarães, que acompanharam a votação e aprovação do importante Projeto de Lei 1435/22, que determina a revisão anual dos valores para a remuneração de serviços prestados ao Sistema Único de Saúde – SUS, com intuito de garantir qualidade e equilíbrio econômico-financeiro. A proposta ainda será enviada ao Senado. 

O Congresso também contou com a participação de importantes figuras, incluindo o Vice-Presidente da República, Geraldo Alckmin, a Ministra da Saúde, Nísia Trindade, o Deputado Federal e Presidente da Frente Parlamentar de Saúde, Antônio Brito, o atual Secretário de Atenção Especializada à Saúde - SAES do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Júnior, e o Presidente e Vice-Presidente da CMB, Mirócles Campos Véras Neto e Flaviano Feu Ventorim, respectivamente.  

Para o Diretor Administrativo Jurídico, André Waller, estar presente neste Congresso e, principalmente, em um momento importante para os hospitais filantrópicos, que sempre estiveram comprometidos com a construção de um sistema robusto, é o resultado da união de esforços e interesses. “Este é um ambiente propício para a troca de ideias, aprendizado e colaboração com outros profissionais do setor. Acreditamos, firmemente, que a cooperação e a busca contínua por melhores práticas, além da revisão anual dos valores para a remuneração de serviços prestados ao SUS, são essenciais para o fortalecimento da nossa saúde como um todo, e consequentemente, para uma assistência de excelência aos pacientes”, afirma. 

Já a Diretora Presidente, Elis Regina Guimarães, Enfatiza que os hospitais filantrópicos e Santas Casas representam a maior rede hospitalar do Brasil, sendo este Congresso um significativo espaço para debater questões estratégicas para a saúde e união das entidades em prol de uma remuneração adequada aos prestadores de serviço do SUS. “Estamos confiantes que esta Lei será promulgada. Hoje, o nosso São João de Deus realiza mais 80% dos atendimentos voltados ao SUS, com uma tabela deficitária, e ainda sim, buscando um atendimento de excelência. Com essa conquista, potencializaremos ainda mais nossa Gestão Assistencial. Hoje, há esse entendimento do papel que desempenhamos em prol do SUS e nosso objetivo é caminhar junto à CMB, Ministério da Saúde, entre outros órgãos, a fim de construirmos um sistema sólido e capaz de conceber novas estratégicas para a saúde”, destaca. 

A presença ativa do CSSJD no Congresso reforça o compromisso da instituição em contribuir para o desenvolvimento do setor filantrópico de saúde no Brasil, alinhada à sua visão de “consolidar-se como um dos melhores complexos de saúde filantrópicos do Brasil em gestão assistencial, promovendo conhecimento, inovação e excelência em processos”.