CSSJD investe em curso de Farmácia Clínica para promover uso racional de medicamentos e Segurança do Paciente

Publicado em: 20/03/2024 Atualizado em: 20/03/2024 Por: Rubens Souza

Curso teve duração de oito horas e contou com a participação de todos os farmacêuticos

O Complexo de Saúde São João de Deus  - CSSJD, em parceria com a Federassantas – Federação das Santas Casas, demonstrou seu compromisso em promover o uso racional de medicamentos e assegurar a segurança do paciente por meio da realização do curso “Como fazer Farmácia Clínica dentro da sua realidade” que possibilitará a expansão e investimento no serviço de Farmácia Clínica, hoje já executado dentro da Linha de Cuidados do AVC. O curso visa elevar também os padrões assistenciais e capacitar seus profissionais farmacêuticos.

O curso abordou uma série de aspectos cruciais para o estabelecimento e aprimoramento do serviço de Farmácia Clínica no contexto hospitalar. Dentre eles, destacam-se o diagnóstico do serviço de assistência farmacêutica, o planejamento estratégico baseado em uma análise situacional, a definição dos níveis de serviço e sua regulamentação, além da implementação e monitoramento contínuo por meio de indicadores específicos.

Segundo Flávio Drummond Maia, Gerente de Suprimentos, o curso proporcionou uma visão abrangente sobre a importância da Farmácia Clínica na promoção da saúde e no cuidado ao paciente. “Os profissionais farmacêuticos foram capacitados não apenas para garantir o uso correto dos medicamentos, mas também para colaborar ativamente com a equipe médica, fornecendo recomendações e ajustes terapêuticos conforme necessário”, relata.

Elis Regina Guimarães, Diretora Executiva – CEO do CSSJD, ressaltou a necessidade de sensibilizar a todos os envolvidos, desde os colaboradores até a diretoria, sobre os benefícios e as práticas recomendadas da Farmácia Clínica. “É de extrema importância de que todos os processos estejam bem alinhados, promovendo assim a integração dos processos de gestão de estoque com as atividades clínicas, bem como a importância da vigilância e relato dos eventos adversos e a necessidade de estabelecer indicadores de desempenho para avaliar a eficácia do serviço, modelo de governança adotado hoje em nossa instituição”, destaca.

Além disso, o curso abordou a padronização de processos, a importância da melhoria contínua e a priorização da segurança do paciente em todas as etapas do cuidado farmacêutico. Os participantes foram incentivados a adotar estratégias de redução de custos sem comprometer a qualidade do serviço, além de utilizar ferramentas como manuais de diluição, interações medicamentosas e farmacovigilância para aprimorar a prática clínica.

Para André Waller, Diretor Presidente do CSSJD, investir em Farmácia Clínica representa um marco importante da jornada hospitalar rumo à excelência assistencial. “Embora seja apenas o início, a instituição está comprometida em cultivar e expandir esse serviço, integrando-o de forma eficaz aos seus processos de suprimentos, gestão e assistência farmacêutica. O objetivo final é garantir que cada paciente receba o cuidado farmacêutico mais seguro e eficaz possível, alinhado aos mais altos padrões de qualidade e segurança em saúde”, declara Waller.

Dentro deste contexto, o CSSJD segue sua visão, consolidando como um dos melhores Complexos de Saúde filantrópicos do Brasil em governança assistencial e experiência do cliente, promovendo conhecimento, inovação e excelência em processos!