CSSJD inaugura unidade especializada em tratamento de Acidente Vascular Cerebral (AVC)

Publicado em: 11/02/2021 Atualizado em: 11/02/2021 Por: Matheus Tavares

A U-AVC inaugurada está localizada no setor 06 e dispõe de 10 leitos

O dia 11 de fevereiro de 2021 ficará marcado na história do Complexo de Saúde São João de Deus – CSSJD pela inauguração de mais um importante serviço para toda a região Centro-Oeste, que é a Unidade de Acidente Vascular Cerebral – U-AVC, que integra a Linha de Cuidado com o AVC. O evento foi realizado no auditório do CSSJD e contou com a participação de um número limitado de convidados, em função das normas de prevenção à COVID-19.

A Unidade inaugurada no CSSJD está localizada no setor 06 e é categorizada como tipo III, dispondo de 10 leitos, conforme os critérios do Ministério da Saúde. A estrutura dará suporte à outra unidade de tipo I, localizada no município de Itaúna. Com uma equipe altamente capacitada composta por neurologistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, enfermeiros, cirurgiões, dentre outros, o serviço tem como objetivo é prestar um atendimento rápido e preciso ao paciente no menor tempo possível, pois a janela de tratamento em casos de AVC é curta, de aproximadamente 4h30min. 

De acordo com o Neurocirurgião Dr. Guilherme Baptista Neto, a Linha de Cuidados busca oferecer um tratamento integral ao paciente, que vai além do atendimento médico, sempre com o objetivo de minimizar as consequências do AVC para o paciente. “O AVC hoje é talvez o maior vilão de todas as doenças de saúde. No Brasil é a doença que mais incapacita pessoas e isso causa um impacto econômico importantíssimo, sendo ela ainda a segunda maior causa de morte no país. O objetivo desse protocolo é identificar os sinais do AVC rapidamente e desencadear um processo de tratamento. Além disso, temos o propósito de descobrir as causas do AVC para que isso não volte a acontecer novamente e encontrar medidas de prevenção para que o paciente não volte a ter novos eventos como este”, explicou.

Para o Chefe da Clínica de Neurologia do CSSJD, Dr. Thales Eduardo Caldeira Moraes, além a agilidade no atendimento, a integração com outros órgãos, como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também será fundamental para que o paciente tenha o atendimento necessário no tempo ideal para o tratamento. “A ideia é criar um protocolo de fluxo de atendimento para tentar receber o mais rápido possível esses pacientes. Hoje em dia, em menos de 10% dos casos os pacientes conseguem chegar (ao hospital) a tempo hábil de receber esse tratamento, que é de 4h30min. Por isso, quanto antes o paciente chegar ao hospital, maior são as chances dele se recuperar. A nossa equipe vai fazer de tudo para prestar o melhor atendimento possível para esse paciente”, destacou.

Segundo a Diretora-Presidente do CSSJD, Elis Regina Guimarães são muitos os desafios da instituição para se tornar referência não só para a região, mas para o país. “Muitos são os nossos sonhos em relação à prestação de uma assistência e ela ser diferenciada em todo o país, com o cuidado centrado no paciente. Quando a gente fala de linha de cuidado, esse conceito de cuidado centrado no paciente fica muito claro, porque é uma rede que tem que se instalar. É um desenho muito bem feito de como salvar uma vida. Nós estamos tendo o privilégio de inaugurar essa linha de cuidado, estamos fazendo história mais uma vez! É um momento de orgulho, de inovação e principalmente de salvar vidas no São João de Deus”, acrescentou.

São serviços como este que trazem inovação para a nossa instituição, para que possamos ser cada vez mais referência no atendimento aos clientes de Alta Complexidade!

Complexo de Saúde São João de Deus, o Complexo de Saúde da sua Confiança!