CSSJD e UFSJ firmam parceria inovadora e oferece mestrado gratuito para profissionais da instituição

Publicado em: 04/06/2023 Atualizado em: 05/06/2023 Por: Filipe Motta

Colaboradores terão a oportunidade única de crescimento profissional

O Complexo de Saúde São João de Deus – CSSJD, que celebrou recentemente seus 55 anos, em parceria com a Universidade Federal de São João Del Rei – UFSJ, presenteia seus colaboradores com a possibilidade de realizar mestrado gratuito. Essa iniciativa pioneira visa valorizar e capacitar ainda mais os profissionais, promovendo um serviço de excelência para a população.A parceria entre o CSSJD e a UFSJ foi firmada durante uma reunião, nessa quinta-feira, 25 de maio, no hospital, entre a Diretora Presidente do CSSJD, Elis Regina Guimarães, o Gerente Assistencial, João Francisco Avelar, o Coordenador Adjunto do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Enfermagem da UFSJ, Richardson Miranda Machado, e o Coordenador do Curso de Enfermagem da UFSJ, Juliano Teixeira Morais e, de forma virtual, o Diretor Administrativo Jurídico do CSSJD, André Waller.

O Programa de Pós-Graduação Acadêmico em Enfermagem, oferecido pela UFSJ, permitirá que os colaboradores aprimorem seus conhecimentos e se especializem em suas áreas de atuação. O mestrado é multiprofissional, possibilitando a participação de profissionais de diferentes áreas, desde que possuam nível superior. 

As aulas serão ministradas duas vezes por semana, com três horas de duração cada.

Juliano Teixeira Morais, Coordenador do curso de Enfermagem, ressalta a importância dessa parceria para o Complexo de Saúde, destacando que a Universidade sempre foi uma grande aliada na formação de novos profissionais. “Ficamos muito felizes com essa parceria, que representa um pontapé inicial para projetos de pesquisa e inovação que beneficiarão as duas instituições”, enfatizou.

O Coordenador Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Richardson Miranda, destaca que a parceria tem como objetivo promover a capacitação dos colaboradores e contribuir para a melhoria dos serviços de saúde oferecidos pela instituição. “A utilização dos dados e informações geradas no setor possibilitará a produção científica voltada para o aprimoramento da instituição e para o benefício da sociedade como um todo”, afirmou.

Entusiasmado com a parceria, o Gerente Assistencial, João Francisco Avelar, afirmou que os benefícios serão significativos para a área assistencial e para os profissionais da instituição. “O mestrado permitirá que os colaboradores aprimorem seus conhecimentos e se tornem diferenciais na gestão de cuidados, contribuindo para a excelência no atendimento aos pacientes e usuários da instituição”, destacou. 

A Diretora Presidente, Elis Regina Guimarães, expressou sua emoção ao anunciar a parceria com a UFSJ, destacando que essa iniciativa é inédita no âmbito das instituições de saúde. “Eu gosto de ser portadora de boas notícias, e essa é uma das melhores notícias que divulgamos para os nossos colaboradores do São João de Deus, mas principalmente para os nossos pacientes, nossos acompanhantes e para todos esses 53 municípios que o temos a honra de poder prestar serviço”, comentou.

Elis ressaltou que essa parceria está alinhada com os principais objetivos do Complexo de Saúde São João de Deus: a resolutividade assistencial e a aplicação de protocolos clínicos completos de Enfermagem, envolvendo uma equipe multidisciplinar. Além disso, ela enfatizou que a parceria também visa fortalecer a governança administrativa, recursos humanos e pesquisa, vislumbrando a criação de um centro de pesquisa no hospital. 

Essa iniciativa inovadora destaca o compromisso da instituição em valorizar seus colaboradores, promover a formação contínua e elevar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos à comunidade. Ao proporcionar o acesso gratuito a um mestrado, a instituição se destaca como pioneira, seguindo sua visão de “consolidar-se como um dos melhores Complexos de Saúde filantrópicos do Brasil em gestão assistencial, promovendo conhecimento, inovação e excelência em processos”.